Niterói terá extensa programação no Dia Mundial de Limpeza do Litoral

A Prefeitura de Niterói vai desenvolver diversas ações ao ar livre no próximo final de semana para marcar o Dia Mundial de Limpeza do Litoral (Clean up the World), comemorado no dia 19 de setembro.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade  está convocando moradores da cidade para aderirem como voluntários ao movimento que tem como objetivo chamar a atenção da importância de preservação do meio ambiente e de boas práticas ambientais. Estão previstas atividades que contarão com o apoio da Prefeitura incluindo limpeza em areia, restingas, e subaquáticas, além de regatas.
O vice-prefeito Axel Grael acompanhará as atividades nas praias, que acontecerão das 8h às 12h em Jurujuba, Itaipu, Camboinhas, Praia de Icaraí e Sossego, Itacoatiara  e São Francisco. Após as ações em todas as praias, a Companhia de Limpeza de Niterói (CLIN) irá recolher todo o material coletado.
Associações de windsurf, stand up paddle e canoagem estarão utilizando o esporte para confraternizar e realizar atividades ambientais. No ano passado, durante as ações na cidade, foram retiradas da orla cerca de 1,2 toneladas de resíduos das praias.
Mergulhadores farão limpeza subaquática
A partir das 8h de sábado, integrantes da Secretaria de Meio Ambiente Recursos Hídricos e Sustentabilidade - com o apoio de voluntários - farão a limpeza de praias e restingas. A limpeza subaquática na praia de Itaipu será feita por mergulhadores, em parceria com os pescadores artesanais da RESEX Marinha de Itaipu. O evento também contemplará as praias de Icaraí, São Francisco, Itacoatiara e Sossego.
Os voluntários interessados em participar podem entrar na página da Secretaria de Meio Ambiente: https://www.facebook.com/events/1479665842345166/  e selecionar no questionário do evento a praia que  deseja atuar. Os dados auxiliarão a preparar uma estrutura logística para os voluntários.
Os participantes deverão ficar atentos aos pontos de encontro para início das ações em cada praia. Sempre às 8h.
Icaraí – em frente ao Clube Central
São Francisco – ao lado do Skate Park
Itacoatiara- na Praça da Avenida Beira Mar
Itaipu- no estacionamento do Museu Arqueológico
Sossego – Na areia, no fim da trilha.
Desportistas participam de ação e fazem regata
Como parte das ações do Dia de Limpeza das Praias no domingo (20-09), a Associação de Windsurf de Niterói estará realizando a limpeza de trechos da praia e restinga de Camboinhas em comemoração ao Dia Mundial de Limpeza de Litoral. O evento, que  conta com o apoio da Prefeitura de Niterói, comemora também os sete anos de fundação da AWN (Associação de WindSurf de Niterói).
Além da limpeza dos detritos, serão plantadas mudas de espécies nativas na restinga. A limpeza será feita no canto esquerdo da Praia de Camboinhas (local da antiga guarderia). O evento ocorrerá em trecho da restinga hoje protegido pelo Parque Estadual  da Serra da Tiririca.
No mesmo dia, haverá uma regata de confraternização, com o objetivo de chamar a atenção do público para os esportes náuticos não motorizados que são parte das atividades previstas e incentivadas no Plano de Manejo do PESET (chamados de Projeto PESET Náutico). Além da limpeza de detritos serão plantadas mudas de espécie nativa de restinga.
 Além do mutirão de limpeza, que começará às 8h e será plantada uma muda de pau-brasil, simbolizando a árvore fundamental do  Projeto Verdes Notáveis, da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SECONSER).
Icaraí terá Ecoponto para coleta de resíduos
Uma outra grande ação está prevista para a Praia de Icaraí. Haverá coleta de lixo flutuante por praticantes de stand up paddle, canoagem e windsurf, bem como retirada de detritos na praia com distribuição de sacos ecologicamente corretos para banhistas e também para motoristas. Será feita, ainda, distribuição de 600 mudas no calçadão da Praia de Icaraí, além de um Ecoponto para coleta de resíduos sólidos.
Médico de Família participará de Ação em Jurujuba
O Programa Médico de Família terá uma tenda com exposição de cartazes e banner, no bairro de Jurujuba, onde desenvolverá, com a população, uma ação de consciência participativa de responsabilidade social quanto à melhoria do meio ambiente.
 O Centro de Controle de Zoonoses vai realizar ação de desratização das comunidades Peixe Galo e Salinas.
Serviços de Poda - 17/09/2015
Podas na Rua Professor Miguel Couto - 16/09/2015