PRAÇAS DA CIDADE
Seguem informações, curiosidades e imagens das principais praças de Niterói
 
PRAÇA SAO JOAO
JARDIM SÃO JOÃO

O Jardim São João é uma área no Centro de Niterói formado por duas praças. 

Possui grande circulação de pessoas, comércio popular e algumas construções com grande valor histórico e cultural. 

É delimitada pelas ruas São João, São Pedro, Visconde do Uruguai e Barão do Amazonas, sendo ainda que as duas praças são cortadas pela rua Visconde de Itaboraí.

O Jardim São João reúne um conjunto cultural importante para a cidade,, composto pela Catedral Metropolitana São João Batista, o antigo Paço Municipal de Niterói (atual Secretaria Municipal de Educação e Fundação Municipal de Educação de Niterói), o Instituto Histórico e Geográfico de Niterói e a Academia Fluminense de Letras, o Conservatório de Música de Niterói e a Casa de Norival de Freitas, além de edifícios histórico que abrigam comércio popular tradicional.

praça do rink

RINK

Praça General Gomes Carneiro, conhecida popularmente como Praça do Rink, é um logradouro no Centro da cidade de Niterói.[1] Seu nome popular provém de um rinque de patinação que havia ali no início do século XX. A praça possui jardins, um chafariz (inaugurado pelo imperador Dom Pedro II em 1845) e estátuas em estilo neoclássico de leões e de ninfas.

A Praça abriga, todas as quintas e sextas-feiras, uma feira de artesanato com mais de 15 barracas, que funcionam das 9h às 15h. Nelas podem ser encontrados os mais variados objetos, desde estojos personalizados até tapetes e bijuterias dos mais variados estilos.

praça da republica

REPÚBLICA

 Conjunto arquitetônico, erguido para lembrar o fato histórico e os célebres fluminenses que por ela lutaram. Tombado pelo Patrimônio Estadual, todo em estilo eclético, construído no início do século XX, em Niterói. Constituído da praça, com o monumento "Triunfo a República", e os prédios públicos do seu entorno, formando um dos mais importantes conjuntos arquitetônicos da Cidade.

Os prédios públicos são a Biblioteca Pública Estadual, a Câmara Municipal de Niterói (antiga Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), a Liceu Nilo Peçanha (antiga Escola Central), sede regional da Polícia Civil (antigo Palácio da Polícia) e o Fórum de Niterói do Tribunal de Justiça de Estado (antigo Palácio da Justiça)

PRAÇA JK

JK

Praça JK  foi projetada por Oscar Niemeyer, tem uma vista que compreende a orla de Niterói e da cidade do Rio de Janeiro, foi construída em cima da primeira garagem subterrânea de Niterói. Tem uma escultura em bronze de Oscar Niemeyer e JK sentados num dos bancos da praça olhando uma planta arquitetônica de uma das construções de Brasília e uma grande marquise que liga os dois extremos da praça. A praça serve de mirante para a orla do centro da cidade, para a Ponte Rio-Niterói e orla do centro do Rio.

praça arariboia

ARARIBOIA

Praça Arariboia fica no Centro, entre a orla e a Avenida Visconde do Rio Branco, urbanizada em 1911, como Praça Martim Afonso, em homenagem ao fundador da cidade o cacique Arariboia, no largo de mesmo nome.

É onde se localiza a estátua de Arariboia, inaugurada em 1973, em comemoração ao IV Centenário de fundação da cidade e substituí um busto em bronze da década de 1920 e o terminal hidroviário das barcas de nome Estação Praça Arariboia ou simplesmente Estação Arariboia.

Praça getulio vargas

GETULIO VARGAS

A Praça Getúlio Vargas está localizada no bairro de Icaraí. Possui um clima muito agradável e familiar. É muito frequentada por crianças que se divertem com os brinquedos que existem nela. No local também tem uma academia destinada aos idosos (Academia da Terceira Idade) onde é possível se exercitar em alguns aparelhos de forma gratuita. 

PRAÇA NILO PEÇANHA

NILO PEÇANHA

Praça Nilo Peçanha, na Boa Viagem, fica próxima de diversos centros culturais e turísticos da cidade, o lugar também tem algumas atrações como monumentos e restaurantes que ficam dentro dela. Local de descanso para quem visita a bela cidade famosa por seu chamado cultural, ela oferece também um belo jardim.


O local faz uma homenagem a uma das maiores personalidades públicas do Brasil, Nilo Peçanha, que fez carreira política e viveu por um tempo na cidade de Niterói.
praça leoni ramos
 
LEONI RAMOS 

 Praça Leoni Ramos é conhecida como praça da Cantareira, no bairro de São Domingos.  

A Cantareira é popularmente também chamada de "Lapa de Niterói", em comparação ao bairro da Lapa na cidade do Rio de Janeiro, reduto da boemia carioca, à medida que em volta da praça há vários bares, pubs e restaurantes em seus casarões históricos, que reúnem jovens e estudantes, principalmente das faculdades da Universidade Federal Fluminense

Niterói conta com outras belíssimas praças como
 
cesar tinoco
 
César Tinoco, no Ingá
 
praça levi francisco nunes
Levi Francisco Nunes, no Largo da Batalha
 
 
 
praça do vital brazil
Vital Brazil
 
 
 
praça do descobrimento
Descobrimento, em Piratininga
praça don orione
Dom Orione, em São Francisco
praça joão saldanha
João Saldanha, em Santa Bárbara
 
PRAÇA DO BARRETO 2
Eneás de Castro, no Barreto 
 
Raul de Oliveira Rodrigues (Pé Pequeno)
Odir Sereno (Cachoeira)
 Ivan Silva (Badu)
Carlos Magaldi (Riodades)
Dom Manuel Victorino (Ponta D Areia)
Santos Dumont (Gragoatá)