Prefeitura de Niterói lança projeto inédito de monitoramento de árvores no Estado do Rio

Inovação na interatividade e otimização do manejo das árvores da cidade. Assim pode ser descrito o projeto Arboribus, lançado na manhã de hoje (25/09), pela Prefeitura Municipal. Idealizado pelas secretarias de Conservação e Serviços Públicos e Meio Ambiente e Recursos Hídricos, o Arboribus vai fazer de Niterói a primeira cidade do Estado com um programa de monitoramento de árvores.

"Tenho muito orgulho em pensar no meio ambiente, na sustentabilidade e nas nossas árvores, realizando a integração entre o social e o ambiental. Este é um projeto extraordinário! Vamos preservar e ampliar a arborização urbana e consequentemente melhorar a qualidade do ar, a qualidade de vida do niteroiense!", destacou o prefeito Rodrigo Neves, que assinou decreto criando uma comissão de acompanhamento da gestão ambiental.

O Arboribus se utiliza de sistema de GPS para localização precisa das cerca de cem mil árvores do município, sítio aberto a consultas com o perfil de cada “indivíduo arbóreo”, incluindo nome, origem, situação de saúde, último manejo realizado, informações do seu contexto urbano e códigos de barras escaneáveis por smartphones (QR codes), permitindo que população e árvore se “comuniquem”.

“O projeto prevê o censo das árvores da cidade. Todas elas serão catalogadas, terão um número de identificação e ganharão um QR code, que ficará fixado em seu tronco. Através do QR code a população poderá acessar, com seus smartphones, todas as informações sobre aquela árvore, assim como nossos funcionários, o que vai melhorar e facilitar o manejo”, explicou a secretária de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa, que ainda ressaltou: “Caso os cidadãos não tenham um smartphone, o acesso pode ser feito através do código da árvore”.
De acordo com Dayse, atualmente a secretaria computa mais de três mil processos arquivados de solicitação de podas, referentes aos últimos quatro anos. Com a concentração das demandas no sítio, uma equipe vai poder cuidar de diversas árvores de determinada rua ou região, ao contrário do que vem sendo feito.“Hoje em dia uma equipe é mobilizada para tratar de apenas uma árvore. Agora vamos ter uma gestão de arborização urbana com sistema dinâmico, realizando, além do tratamento fitossanitário necessário, uma melhor interação entre a árvore e seu contexto urbano”, complementou a secretária.
Para a realização do Arboribus, a prefeitura se utilizará de sua equipe de poda, formada por um biólogo, seis funcionários e um caminhão. O projeto não terá nenhum gasto extra até que se defina a situação da licitação. O prefeito declarou a suspensão do contrato com a empresa vencedora para análise.

"Esta atitude reflete o compromisso do governo de transparência com a nossa cidade. Caso seja necessário, faremos nova licitação", declarou Rodrigo.

Para acompanhamento do projeto e solicitação de demandas, a população pode acessar o sítio do projeto: www.arboribus.niteroi.rj.gov.br
Equipe de Rios e Canais inicia a Operação Chuvas d...
MANUAL DE ARBORIZAÇÃO