By accepting you will be accessing a service provided by a third-party external to https://www.seconser.niteroi.rj.gov.br/
Uma árvore (eucalipto) condenada no Campo de São Bento e que seria suprimida vai ganhar uma nova vida: será transformada em uma bela escultura de São Francisco de Assis.
A obra é do artista baiano Odé Art que começou essa semana o trabalho, que deverá ser concluído em 20 dias.
Ele é um dos pioneiros em esculturas com motosserra em madeira.
Já fez mais de 1000 trabalhos pelo Brasil, entre eles as orlas de Maricá e Paraty.
Odé tem 44 anos e nasceu em Salvador.
Além de São Francisco de Assis, Odé reunirá na escultura os temas da fauna e da flora do Brasil, valorizando também as raízes indígenas.
A ideia de fazer a escultura partiu do biólogo Alexandre Moraes, que conhecia o seu trabalho e o convidou para ir ao Campo de São Bento.
"Conhecia o trabalho dele e o convidei para que ele deixasse o seu legado para Niterói. Como ambientalista, tive essa ideia de uma árvore que seria retirada de transformá-la em vida de novo através da mão de um artista. Ela vai ganhar vida novamente", explicou.
A secretária de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa, destaca a importância da iniciativa:
""Vamos trazer de volta à vida uma árvore que seria suprimida. A obra de arte vai ficar muito bonita e vai ser mais uma atração para os visitantes do Campo de São Bento", disse
Odé prometeu uma arte impressionista para sensibilizar todos que passarem pelo parque.
A árvore onde está sendo feita a escultura apresentava risco iminente ao entorno. Estava com caducidade (velhice) avançada, apresentando partes secas, podridão severa de base e fuste principal, além de ter sofrido queda de grandes pedaços.
A árvore vinha sendo monitorada pelo protocolo de risco da Seconser.