Praça no Barreto ganha parque naturalizado

BEA_7075

A Prefeitura de Niterói está concluindo a implantação, na Praça Flávio Palmier, no Barreto, do primeiro de uma série de Parques Naturalizados que a cidade vai ganhar nos próximos anos. Até 2024, o município vai construir 15 espaços do tipo, em regiões mapeadas com base em áreas de vulnerabilidade social, reservas ambientais, infraestruturas urbanas e equipamentos públicos, como postos de saúde e Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEIs). Em um mundo onde as crianças estão cada dia mais restritas a ambientes fechados e brincando menos ao ar livre, os parques naturalizados criam condições favoráveis para que crianças, em especial as que estão inseridas em contextos urbanos, cresçam e se desenvolvam em contato direto com ambientes naturais.

O Parque Naturalizado é um espaço desenhado a partir das características do terreno, com elementos naturais que incentivam as brincadeiras ao ar livre, a convivência e o vínculo com a natureza. O primeiro de Niterói está sendo construído em parceria com o Instituto Alana, que já participou da implantação de parques semelhantes em Fortaleza e São Paulo.

Entre o primeiro dia do mês e o último sábado (04), na Praça Flávio Palmier, equipes de várias secretarias e a comunidade participaram da construção de brinquedos e paisagismo lúdicos. A previsão é de que a partir da próxima semana as crianças já possam brincar e explorar o parque. Na sexta-feira (03), alunos da Escola Municipal Altivo César, que fica próxima ao novo parque, participaram de oficinas de plantio de mudas.

“Um parque naturalizado pretende resgatar um maior contato com a natureza e também fomentar o convívio entre as crianças, crianças e cuidadores e entre cuidadores. A ideia é aproveitar materiais naturais, inclusive restos de podas, para compor um ambiente que promova a descoberta de novas brincadeiras. Na primeira infância é importante testar a escalada, o equilíbrio e a observação. Um ambiente natural oferece tudo isso”, explicou a responsável pelo Escritório de Gestão de Projetos da Prefeitura de Niterói, Valéria Braga.

O mapeamento dos locais dos outros parques naturalizados ou microparques está em andamento. O planejamento é que sejam espaços espalhados pela cidade. Os parques deste tipo são mais baratos, reaproveitam material já existente, aumentam a rede de áreas verdes urbanas e vinculam a comunidade com o espaço público.

Primeira Infância - A Prefeitura de Niterói está desenvolvendo uma série de iniciativas voltadas para promover mudança de comportamento no cuidado de crianças de 0 a 6 anos. Em 2020, a cidade passou a integrar a Urban95, iniciativa internacional, da Fundação Bernard Van Leer, com o objetivo de formar uma rede brasileira pela Primeira Infância.

Estudos mostram que é na primeira infância, de zero a 6 anos, que as crianças adquirem capacidades de aprendizado, sociabilidade e afetividade que serão levadas para toda a vida. Levantamentos apontam que o investimento na educação infantil gera retorno social muito maior que em outras etapas, como o ensino médio ou superior. Ainda em desenvolvimento, o cérebro das crianças tem alta capacidade

Árvore condenada no Campo de São Bento ganhará nov...
Tapa buraco em 06/12/2021