Campo de São Bento tem novo projeto paisagístico

campo-de-so-bento

A Prefeitura de Niterói iniciou na última segunda-feira (15), o projeto do novo paisagismo do Parque Prefeito Ferraz, o Campo de São Bento, em Icaraí. O espaço também receberá melhorias, de acordo com o resultado da consulta pública realizada em 2018 e que contou com a participação popular para escolher de quais os pontos que deveriam ser priorizados. De acordo com consulta pública, que teve quase 2500 votos, os principais desejos da população foram mais um conjunto de banheiros, piso emborrachado nos brinquedos, nova iluminação (em led amarelo, já colocada em 2018) e bebedouros.

O novo projeto paisagístico do Campo de São Bento contemplará o conjunto vegetal formado por árvores, arbustos e plantas forrageiras nos canteiros ajardinados de todo o parque. A proposta de readequação dos jardins visa à melhoria da paisagem atual do parque com tratamento do solo dos canteiros e plantio de novas espécies ou manejo de outras que se adaptaram ao parque serão o foco dos serviços.

De acordo com a secretária de conservação e serviços públicos, Dayse Monassa, o objetivo do projeto é dar nova vida ao local, com paisagismo adequado ao de sua construção, há 112 anos.

“A revitalização será iniciada pela alameda central (canteiros do meio), seguida dos canteiros que ficam visíveis para as ruas (borda externa). A primeira parte consiste em um sistema de retirada das plantas, preparo do canteiro e replantio e plantio de novas espécies. É importante ressaltar que nenhuma árvore será retirada. A equipe vem trabalhando na retirada das leucenas, que são espécies invasoras e retirada de mudas de plantas que serão levadas para o Horto de Itaipu, além da poda de harmonização. Todo o paisagismo foi baseado em sua flora original e aprovado pelo Departamento de Preservação do Patrimônio Cultural (DePAC) e pelo Conselho de Cultura, tendo em vista que o Campo de São Bento é tombado pelo patrimônio histórico”, ressaltou a secretária.

Além do projeto paisagístico, o Parque Prefeito Ferraz também ganhará novos banheiros (feminino, masculino, família e acessível) em outro ponto do campo, além do que já existe perto da administração. No mesmo local, também serão implantados bebedouros. Outro ponto será a colocação de 3 mil metros do novo protetor de canteiros que seguirá o mesmo desenho que faz parte da memória afetiva do campo

“Serão considerados, também no projeto paisagístico, o mobiliário urbano, equipamentos públicos, acessos, lagos e espaços recreativos. Vamos organizar a forração dos canteiros com 15 tipos de gramas ou plantas e oito espécies de arbustos, além de 21 novas árvores”, contou Dayse Monassa.

Mais obras pela cidade
Plantios no Centro e em São Francisco