A Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, realiza esta semana uma operação de retirada de fios no bairro São Lourenço.
Com os postes livres, as operadoras vão poder passar suas redes dentro dos padrões estabelecidos pela Anatel.
Elas foram notificadas há três meses que o serviço seria realizado no local para dar tempo de as empresas transferirem suas redes para o outro lado da rua,
Com a retirada dos fios, a Prefeitura vai poder reorganizar a iluminação pública, com o ajuste das iluminárias todas para a mesma altura já que em muitos locais os seus braços ficam perdidos em razão do emaranhado de fios.
Segundo a Seconser, a fiação das operadoras tem que ficar abaixo da linha da iluminação pública e a quatro metros do chão.
Esse serviço será uma espécie de laboratório para que a Prefeitura possa realizar a padronização em outros locais da cidade futuramente.
Além disso, as equipes estão removendo postes em mau estado ou que oferecem risco.
O serviço realizado é mais uma medida para melhorar o ordenamento da cidade e acabar com o emaranhado de fios que trazia um aspecto ruim para a paisagem da cidade.
Lembrando que desde o início do ano é realizada pela Prefeitura de Niterói a Operação Caça-Fios que já removeu mais de 50 toneladas de material inutilizado da cidade e transformou por exemplo a Avenida VIsconde do Rio Branco, no Centro, que hoje conta com fiação subterrânea.
Todo o material coletado na operação é direcionado para processos de reciclagem, reforçando o compromisso da Prefeitura com a sustentabilidade e o meio ambiente.
O planejamento da ação inclui, ainda, a colaboração das empresas responsáveis pela instalação dos fios e a implementação de um plano de gestão que envolve responsabilidades e metas claras para a retirada e organização da fiação urbana.
A operação segue um plano de ação contínuo com cronograma de retirada e alinhamento de cabos e postes aprovado pela administração municipal.
O serviço é realizado de forma permanente, de acordo com o planejamento da Prefeitura para organizar a fiação urbana.
Várias regiões da cidade já receberam a operação como Icaraí, Ingá, Santa Rosa, Região Oceânica, Zona Norte, Centro e Largo da Batalha.