Saiba mais sobre os parques públicos de Niterói

 

 CSB

CAMPO DE SÃO BENTO

O Parque Prefeito Ferraz, popularmente conhecido como Campo de São Bento e Parque de São Bento, é uma área verde no bairro de Icaraí. É a área de lazer mais popular da cidade.

Localiza-se entre a Rua Lopes Trovão, a Rua Domingues de Sá, a Avenida Gavião Peixoto e a Avenida Roberto Silveira. O parque abriga o Colégio Estadual Joaquim Távora, o Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, a Escola Municipal Júlia Cortines e a Biblioteca Estadual Infantil Anísio Teixeira.

O Campo de São Bento abriga um pequeno parque de diversões e, nos finais de semana, uma grande feira de artesanato. Oferece inúmeras atrações, como retreta, encontros do Clube do Curió, exposições, lançamentos de livros, shows, cursos e apresentação de filmes e vídeos.

Desde o ano passado, o parque ganhou diversas atrações  como o novo paisagismo em que 54 canteiros receberam novas árvores, arbustos, plantas forrageiras e vegetações.  Espécies como hera roxa, íris amarela, singônio, grama amendoim, antúrio vermelho e erica roxa estão dando novo colorido e formato aos canteiros. Todo o paisagismo foi baseado em sua flora original e aprovado pelo Conselho de Cultura, sendo elaborado de acordo com as normas determinadas pelo Departamento de Preservação do Patrimônio Cultural (DePAC).

Outras iniciativas implementadas foram o ParCão, as placas identificando as árvores do campo em uma parceria entre a Seconser e a Secretaria do Meio Ambiente, o tour virtual com imagens a 360 graus do campo e em três dimensões, a entrega de novos banheiros e a reforma de outros três e a instalação de piso emborrachado no parquinho infantil. 

Funcionamento COVID-19 – Diariamente, das 7h às 18h

Entre as Ruas: Lopes Trovão, Domingues de Sá, Gavião Peixoto e Av. Roberto Silveira. Tel.: 2711-3266 (Fundação Parques e Jardins)

Feira de Artesanato das 9:00 às 15:00 horas – aos Sábados, Domingos e Feriados.

Entrada Gratuita

 

Horto Itaipu 

HORTO DE ITAIPU

 

Um bucólico recanto na Região Oceânica. O Horto de Itaipu possui 46 mil metros quadrados e conta com mudas de diversas espécies e recebe eventos periódicos.

Ainda pouco conhecido pelos moradores de Niterói, tem atraído o olhar de muitas pessoas que admiram a natureza e buscam lazer na região. 

Uma pista de caminhada, lago e aula de ginástica para a terceira idade são algumas das opções de lazer que chamam a atenção dos visitantes.

O local é utilizado também como um espaço voltado para o plantio de mudas, que serão aproveitadas na conservação da flora da cidade, como explicou o

O que chama atenção das pessoas que visitam o Horto de Itaipu é a natureza exuberante. O local arborizado, com diferentes espécies de plantas faz do espaço um ambiente tranquilo e aconchegante. 

O Horto é dividido em setores para cada tipo de planta, existem espaços para as plantas nativas da mata Atlântica, além das palmeiras imperiais. Elas estão espalhadas em todo o parque dando um melhor aspecto paisagístico.

No local, há uma área para plantio de mudas, que são aproveitadas na conservação da flora niteroiense. Um grupo de cinco mulheres tem o papel de cuidar das mudas, plantando e preservando o bem-estar de cada uma.

Segundo relatos, três anos atrás o espaço era esquecido. Mas o que dava indícios de abandono foi transformado como ponto de encontro entre famílias e amigos. Hoje, compreende um espaço com bancos para as pessoas sentarem, projetos da terceira idade e espaços para caminhadas.

 

Endereço: Rua Dr. Pálvaro da Silva, s/n – Maravista

Os horários de funcionamento são:

De seguda a sexta de 7 h as 16 h
Sábado e domingo de 7 h as 14 hs

Horto Fonseca 

HORTO DO FONSECA

 

Pulmão da Zona Norte de Niterói, o Horto Botânico do Fonseca tem cerca de 8 mil metros quadrados e conta com pistas de skate, patins, área para caminhada, quadra, playground para crianças, local de convivência (com mesinhas e bancos), quiosques, banheiros, bicicletários, coreto reformado, duas academias (uma delas para a terceira idade) e rotas de acessibilidade para portadores de deficiência.

O parque foi fundado em 1906.

Endereço: Alameda São Boaventura, 770 – Fonseca, Niterói

 Aberto diariamente das 09h – 18h

 Telefone: 2625-2031

 Entrada Gratuita

 Parque da Cidade

PARQUE DA CIDADE

 

É uma área de preservação ambiental (APA) do município, localizado no alto do morro da Viração, numa altitude de 270 m, ocupando uma área de 149.388,90 m². 

Inaugurado em 1976, possui um mirante com uma visão panorâmica única das Lagunas, Praias Oceânicas, bairros de Niterói, Baía de Guanabara em toda a sua extensão e do mar aberto até onde a vista consegue alcançar. Oferece também trilhas para Downhill e Trekking, parquinhos, lanchonete e área para exposições. 

Conta ainda com uma diversificada fauna silvestre. 

Avista-se também a cidade do Rio de Janeiro com alguns de seus bairros e a Ponte Rio – Niterói.

Sua vista panorâmica teve pontuação máxima no Guia Verde Michelin. O Parque conta com duas rampas para a prática de vôo livre, sendo muito frequentado pelos praticantes desse esporte.

Endereço:Estrada da Viração, s/n° – São Francisco

Telefone: 2610-3157 / 0800 282 7755

Visitação:

De terça a domingo, das 7h às 18h

Entrada Gratuita

 Horto Barreto

HORTO DO BARRETO

O bucólico Parque Municipal Palmir Silva – ou Horto do Barreto- tem um total de 34 mil metros quadrados.

Com programações culturais, oficinas artísticas, práticas desportivas e feiras de artesanatos aos sábados e domingos, que dobram a frequência de público em comparação aos demais dias da semana, o lugar possui parquinho infantil, instrumentos de ginástica e uma lona cultural inaugurada em 2019 e batizada com o nome do falecido contrabaixista niteroiense Arthur Maia. Ali dentro ainda funciona um posto do Centro de Controle de Zoonoses para vacinação de animais domésticos.

Outra atração é o Jardim Japonês. Com cinco pontos de contemplação de onde se admira a paisagem e ouve o barulho de uma cascata, o local é ideal para quem quer relaxar ou meditar.

Endereço: Rua Doutor Luiz Pamier, s/nº

 Parque das Aguas

PARQUE DAS ÁGUAS

O Parque Municipal Eduardo Travassos é também conhecido como Parque das Águas. 

A área revitalizada em parceria com a concessionária Águas de Niterói tem 32 mil metros quadrados e abriga o maior reservatório de água da cidade, com capacidade para 9 milhões de litros.

 

O Parque das Águas é uma Área de Preservação Permanente na qual podem ser observadas várias espécies botânicas, inclusive algumas ameaçadas de extinção, além de répteis rasteiros e aves como a coruja e o gavião.

Endereço: Rua Vladimir Alves Machado, s/nº – atrás do Centro Empresarial Tower