Notícias

By accepting you will be accessing a service provided by a third-party external to http://www.seconser.niteroi.rj.gov.br/

Prefeitura dá início a técnica para prolongar a vida das árvores na cidade





































A Prefeitura de Niterói lançou um projeto para reverter a degradação das árvores da cidade e assim prolongar a sua vida. A técnica utilizada recebe o nome de dendrocirurgia e visa regenerar o estado fitossanitário (de saúde) da árvore, evitando a supressão. O objetivo é que a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, pasta responsável pela ação, aplique a técnica em um indivíduo arbóreo a cada 15 dias.
A primeira árvore a receber o procedimento foi uma tamarineira centenária, no dia 11/03, localizada na rua Guilherme Briggs, s/n (em frente a sede da Ampla) em São Domingos. Foi realizada a limpeza do tronco da árvore e aplicação de calda bordalesa, para promover a estagnação dos danos patógenos e estimular a regeneração dos indivíduo arbóreo. A ação durou cerca de uma semana. Hoje (24/03) um Oiti, nome popular da árvore, situado na rua Gavião Peixoto com a rua Otávio Carneiro, em Icaraí, começou a ser recuperado. 
Após a dendrocirurgia, o biólogo responsável monitora a árvore, para avaliar os resultados.  Já estão sendo mapeados os indivíduos arbóreos do município que podem receber esta técnica. 
 
Equipes de diversas secretarias municipais de Nite...
Conservação no Loteamento Soter