Niterói subiu em 2021 no ranking de saneamento da ABES.
A cidade ocupa este ano a 24ª colocação nacional, sendo o município do Estado do Rio de Janeiro o melhor qualificado no levantamento.
No ano passado, Niterói ficou em 26º lugar no ranking das cidades brasileiras.
Confira os índices da cidade:
ABASTECIMENTO DE ÁGUA - 100%
COLETA DE ESGOTO -95,55%
TRATAMENTO DE ESGOTO - 100%
COLETA DE RESÍDUOS SÓLIDOS - 100%
DESTINAÇÃO ADEQUADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS - 100%
PONTUAÇÃO GERAL: 495,55
Segundo a secretária municipal de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa, a cidade voltou a ganhar o prêmio de selo de destaque no saneamento:
'Muito contente em ganhar esse prêmio e representar o nosso município o prefeito Axel Grael. É o 3º ou 4º prêmio da ABES que recebemos. Eu até brincava, se eu voltasse, eu pediria música no Fantástico. Esse prêmio é muito importante, valoriza muito o nosso município. Gostaria de agradecer a concessionária Águas de Niterói, nossa parceira. Niterói tem mais de 95% do esgoto coletado e 100% de água distribuída', declarou Dayse, que foi convidada ao evento online de apresentação do ranking.
O estudo da ABES analisa as condições do saneamento em relação à universalização nas cidades brasileiras de grande, médio e pequeno portes e, em função da intrínseca relação entre saneamento e saúde, correlaciona os resultados às DRSAI – Doenças Relacionadas ao Saneamento Ambiental Inadequado de cada município.
Compõem o estudo 1670 municípios, cujos dados foram fornecidos ao SNIS – Sistema Nacional de Informações de Saneamento, o que representa 70% da população do país.