Horto de Itaipu ganha nova vida

O prefeito de Niterói visitou na manhã desta segunda-feira (9/9) o Horto de Itaipu, na Região Oceânica, que passa por um processo de revitalização.
Em outubro, o horto será integrado à comunidade local, recebendo aulas de ginástica para a terceira idade do projeto Gugu, além de ganhar espaço para caminhada e um lago. A previsão é que no dia 15 do mês que vem, a área seja aberta aos moradores.
"Chegou a vez da Região Oceânica, que ficou abandonada há décadas. Estamos fazendo investimentos importantes, como o programa Bairro Novo, de drenagem e pavimentação de ruas, a Transoceânica, mas temos que preservar também as áreas verdes. Desenvolvimento sustentável é nosso compromisso", disse.
O Horto de Itaipu ocupa uma área de 46 mil metros quadrados. A atual administração encontrou o local completamente abandonado, com mato alto. Segundo a secretária municipal de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa, a área é de grande importância para a cidade porque abastece todas as praças e jardineiras de Niterói.
"O horto é o pulmão da região. É uma área plana, com muito verde. Queremos integrá-lo à comunidade, com mais iluminação, mais segurança, fazer com que as pessoas andem por aqui e transformá-lo em um novo Campo de São Bento. Estamos atuando aqui há seis meses, vamos criar um lago aproveitando as águas pluviais, colocaremos peixes. O local estava abandonado, muito largado", disse.
A administradora do horto, Maria Inês da Costa Guimarães, afirmou estar organizando a produção do horto, criando setores para cada tipo de planta, principalmente nativas da Mata Atlântica. Várias palmeiras imperiais foram plantadas em todo o parque para melhorar o aspecto paisagístico.

COMO PODAR
Mais Iluminação: Prefeitura lança programa de aten...