Convênio entre Prefeitura e IBMEC-Social celebra "museu a céu aberto" nos bancos da cidade

Valorizar a arte local no mobiliário urbano da cidade. Este é o objetivo do projeto Movimento Arte Expressa, celebrado na manhã de hoje (23/12), no Centro de Informações Turísticas Neltur do Caminho Niemeyer, através da assinatura de convênio entre o IBMEC-Social e a Prefeitura de Niterói. Com a implantação do projeto, grafiteiros e artistas plásticos locais terão a oportunidade de expor suas obras nos bancos de madeira das praças e ruas do município.
“O Movimento Arte Expressa segue a mesma linha em que trabalha a cultura de Niterói, com a valorização da arte urbana. O prefeito Rodrigo Neves vem projetando o aumento dos espaços destinados para este tipo de arte e o projeto veio para somar conosco”, comemorou o presidente da Fundação de Artes de Niterói, André Diniz.
O Arte Expressa consiste, nas palavras da idealizadora e diretora do IBMEC-Social, Paula Esteban, em uma espécie de museu a céu aberto. Serão selecionados bancos em todas as regiões da cidade, adotados pela iniciativa privada, que fica incumbida da conservação dos mesmos. Nestes bancos, os artistas niteroienses terão a oportunidade de mostrar seu talento. A seleção dos artistas vai acontecer através de edital (chamada pública).
“Além da arte, os bancos também terão um QR code, que conterá não só as informações sobre o artista e sua obra, como também um georreferenciamento dos outros bancos artísticos da cidade”, explicou Paula, que teve como exemplo para o projeto a cidade de Santiago do Chile, no Chile, onde os bancos também servem como painel para artistas.

[caption id="attachment_2470" align="aligncenter" width="400"] Bancos em Santiago do Chile serviram de inspiração para o projeto

Com a assinatura do convênio social, Niterói também poderá incluir os participantes do projeto Jovens Aprendizes nos cursos ministrados pelo IBMEC-Social, como Informática e Inglês.
O convênio foi assinado entre IBMEC-Social, FAN, SEDEN, SECONSER e SMASDH.
Operação Tapa Buraco na Região Oceânica
Novas tampas em Piratininga