Notícias

By accepting you will be accessing a service provided by a third-party external to https://www.seconser.niteroi.rj.gov.br/

Niterói sobe oito posições no ranking do saneamento e ocupa sexto lugar no país





































Cidade é a primeira colocada no estado do Rio
Um estudo divulgado pelo Instituto Trata Brasil revela o avanço do saneamento de Niterói no cenário nacional em 2013. A cidade subiu oito posições no ranking e, agora, ocupa o sexto lugar no país, depois de cair cinco posições, entre os anos de 2011 e 2012. Ao assumir a prefeitura, em 2013, a nova gestão formulou, junto com a concessionária Águas de Niterói, um plano de investimentos de R$ 120 milhões que já começa a mostrar seus resultados.
De acordo com o programa, as intervenções incluem ampliação e melhoria da rede de esgotos, como a da Ilha da Conceição, construção e inauguração de novas estações de tratamento, como Maria Paula (já em construção), Badu e Sapê, ampliação das estações de Itaipu e Camboinhas, além de novas adutoras em São Francisco, Jurujuba, Preventório e Pendotiba. Somados a estes investimentos, campanhas de incentivo à conexão de esgoto domiciliar à rede coletora também estão em curso, assim como o programa de despoluição da Enseada de Jurujuba e bacia hidrográfica da região, que contribuem para o salto de Niterói no cenário nacional.
De acordo com o prefeito Rodrigo Neves, os resultados são reflexo de planejamento e fortalecimento da parceria entre o município e a concessionária. Ele antecipa, ainda, que a meta é subir para o primeiro lugar no ranking nacional, uma vez que Niterói já encabeça a lista do ranking estadual.
"Através da parceria com a Águas de Niterói e do Plano de Metas para o Saneamento que estruturamos e iniciamos em 2013, vamos ser a primeira cidade  do Brasil no ranking do saneamento ambiental. Os investimentos previstos nos próximos dois anos são de R$ 120 milhões. Este ano serão iniciadas obras da ETE do Sapê e, em 2016, da ETE do Badu. Até lá, Niterói terá 100% do esgoto coletado. Isso é importante para a saúde, para o meio ambiente e para a qualidade de vida dos niteroienses”, afirma o prefeito.
A concessionária Águas de Niterói atribuiu a redução do índice de controle de perdas totais de água como fator determinante para a boa colocação.
“Niterói tem um índice de perda de 15,9%, o menor entre as cidades do mesmo porte”, destacou a empresa.
A divulgação da nova lista dos municípios que registram avanços na universalização de redes de água e esgoto foi feita na terça-feira (28/4) pelo Instituto Trata Brasil. A publicação teve como base dados fornecidos por empresas públicas e concessionárias privadas ao Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), do Ministério das Cidades.
Poda na Rua Itaperuna, no Pé Pequeno
Praça João Saldanha recebe plantio de vegetação ra...

Notícias relacionadas