Notícias

By accepting you will be accessing a service provided by a third-party external to https://www.seconser.niteroi.rj.gov.br/

Horta comunitária do Fonseca recebe primeiros plantios

IMG-20210209-WA0316

O Horto do Fonseca em parceria com o Projeto Jovem Ecossocial e gestão de projeto da Secretaria de Participação Social, começou na última terça-feira (9) a plantação de hortaliças e plantas medicinais em dois dos canteiros do parque.

Com o objetivo de incentivar cada vez mais a sustentabilidade e consumo de produtos orgânicos, surgiu a ideia de montar uma horta que produz alimentos  100% livres de agrotóxicos e um jardim medicinal com plantas que fornecem benefícios para os sistemas nervoso, imunológico, digestivo e circulatório. 
 
Para além do auxílio nos sistemas, algumas das plantas que estão sendo plantadas também poderão servir no preparo de florais, chás e banhos.
 
O projeto está dando os seus primeiros passos e o plano é que em breve, quando as mudas se desenvolverem, possamos abrir o espaço para o público pelo menos uma vez na semana.
 
Foram plantadas, neste primeiro momento, pimentas, pimentões, couves, alfaces, salsas, cebolinhas, tomates, coentro, abóbora, beringela e hortelã.
 
Está sendo feita uma cobertura vegetal com serragem  para proteger melhor o solo, além de manter a umidade. Isso evitará que nasçam mato e ervas daninhas.
 
A Horta conta com o apoio das secretarias de Participação Social e Regional do Fonseca e da administração do Horto. 
 
Há projetos para hortas comunitárias em outros locais da Zona Norte de Niterói como Vila Ipiranga, Teixeira de Freitas, Rua Sao José e Morro do Céu..
 
 
Em relação às ervas medicinais, foram plantadas neste início Cana do brejo 5Citronela,  Hortelã, Elevante,  Arnica, Saião, Hortelã pimenta, Boldo do Chile, Babosa, Orelha de moleque, Insulina, Artemísia, Malva, Guaco 
Capim limão, Cavalinha, Carqueja, Amora, Ora pro nobis, Terramicina 
Chaya, Bertalha, Açafrão, Novalgina ou Dipirona
 
Tapa buraco em 09/02/2021
Intervenções em praça, campos de futebol e calçada...

Notícias relacionadas