Campo de São Bento ganha melhorias

Considerado o coração de Icaraí, por estar localizado no centro do bairro, o Parque Prefeito Ferraz, mais conhecido como Campo de São Bento, vem passando por uma série de melhorias nos últimos meses. Plaqueamento, construção de fraldário, campanhas educativas, recuo das grades e restauração, são algumas das novidades que já chegaram ao parque, ou chegarão em breve, para alegria dos cerca de dez mil frequentadores do local.
Quem passeia pelo Campo, como é chamado pelos íntimos, já pode perceber algumas mudanças. Nos jardins, é possível encontrar a Branca de Neve e os sete anões, ou até sapos e duendes músicos. Além disso, as plantas, depois da época de grande seca no início do ano, já estão revigoradas e coloridas, assim como o famoso coreto, patrimônio cultural desde 1985, que ganhou pintura nova nas cores originais. Bancos novos também já estão pelo parque.
Esta semana é a vez da colocação das placas. Orientadoras, vão facilitar aqueles que visitam o Campo e querem ver os pontos mais famosos, como o chafariz e o lago dos peixes. Mas além de localizar, as placas também vão cumprir papel informativo. Quem visitar a área dos animais, por exemplo, poderá ver a placa que indica a proibição de alimentá-los.
"Vamos realizar, ainda em maio, duas campanhas educativas no parque, em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses e a Secretaria de Meio Ambiente. Uma terá orientações para não alimentarem os animais e a outra, para o controle da população dos pombos no local", contou a secretária de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa.
Outra grande novidade não só para frequentadores, mas também transeuntes, é o recuo da grade do parque, na Rua Gavião Peixoto, no trecho entre a Otávio Carneiro e Domingues de Sá. O objetivo é aumentar a calçada sem prejudicar as árvores.
"A calçada nesse trecho é muito pequena. Temos lindas árvores no local e por isso vamos recuar a grade do Campo em um metro para dar mais espaço aos pedestres. Já temos a autorização para a ação, já que o parque é tombado como patrimônio artístico, paisagístico e ambiental do Estado do Rio", comentou a secretária.
As mães e idosos frequentadores do Campo também ganharão com as novidades. Esta semana o local onde estão instalados os aparelhos de ginástica da academia de idosos ganhou chão deconcreto na base dos aparelhos, reivindicação antiga dos frequentadores. Já está em elaboração o estudo para a construção de um fraldário na sede da administração, próximo aonde já existem os banheiros públicos.
"O Campo é o lugar mais frequentado pelos niteroienses! A pedido do próprio prefeito Rodrigo Neves, temos um olhar diferenciado sobre o parque", destacou Dayse.
Prefeito Rodrigo Neves sanciona Lei dos Fios
Manutenção do Campo de São Bento