Notícias

By accepting you will be accessing a service provided by a third-party external to http://www.seconser.niteroi.rj.gov.br/

Verão com mais água





































No próximo dia 15/12, Niterói contará com mais uma rede de distribuição de água. A nova adutora, localizada em São Francisco, está sendo construída desde o mês de outubro e aumentará o abastecimento nos bairros de Charitas, Jurujuba, São Francisco, nas comunidades do Preventório e Grota e na região da Martins Torres, em Santa Rosa. Com a finalização da obra, a distribuição para estes pontos aumenta, de imediato, 100 m³/s. Após a construção de uma linha específica na região de Tribobó, em São Gonçalo, o aumento será de 200 m³/s, somando um total de 300 m³/s.
Com a nova implantação, que abastecerá as regiões citadas pelo sistema da quinta linha adutora, será possível reforçar o abastecimento dos bairros que recebem água através quarta linha. Santa Rosa , por exemplo, terá melhorias no abastecimento, já que o reservatório que atende a região, localizado no Morro do Cavalão, não fornecerá mais água para aquele bairro.
Simultaneamente, está sendo construído um booster, na Fazenda Colubandê, em Tribobó, São Gonçalo. Com autorização do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), o booster serve como impulsionador da água para a adutora.
Além disso, desde o final de 2012, a concessionária vem trabalhando na construção de três novos reservatórios, cada um com capacidade de 3 milhões de litros d’água, atendendo a Região Oceânica, Pendotiba , além dos bairros de São Francisco, Charitas e Jurujuba. Já a adutora, que está em fase de finalização, possui cinco quilômetros de extensão e ligará o reservatório localizado em Pendotiba à Avenida Quintino Bocaiúva, em São Francisco.
Com o término destas construções, a cidade passará a contar com 63.500.000 litros de reserva total de água.
Ao custo de R$ 15 milhões, as intervenções poderão colaborar para o fornecimento de água saltar de 1.770 litros por segundo para 2.200 litros por segundo, o que aumentaria em mais de 20% a vazão disposta atualmente. A mudança foi pensada tendo em vista o crescimento da cidade.

 
Balanço das ações da Subsecretaria de Rios e Canai...
Conservação e Limpeza das Praças