Região Oceânica ganha área de lazer - Horto de Itaipu passa por revitalização

Área de plantio de mudas e conservação da flora niteroiense, o Horto de Itaipu ganhou nova vida. O local, que ocupa uma área de 46 mil metros quadrados, foi aberto a população na manhã de hoje (17/09), com espaço para caminhada, aulas de ginástica para a terceira idade do projeto Gugu, além de um lago, curso de orquídea e artesanato.
"Vamos transformar o Horto no Campo de São Bento da Região Oceânica!", comemorou a secretária de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa.
O espaço, que abastece os canteiros, jardineiras e parques de toda a cidade, está há seis meses passando por um processo de revitalização, que visa a integração com a comunidade. Até o início deste ano, a situação era de abandono.
"A mudança é gradativa e conta com a contribuição de diversos parceiros, como as secretarias municipais. O Horto é  o pulmão da região e queremos que as pessoas passem a frequentá-lo. Trouxemos, além do lazer, mais iluminação e segurança. O próximo passo é a academia da terceira idade", explicou Dayse.
Outra parceria irreverente foram os militares da Fortaleza de Santa Cruz, que participaram da abertura com sua banda, tocando para os idosos se exercitarem. Os soldados fazem curso de muda no local e ajudam com a nova organização e ornamentação.
"É uma parceria, antes de tudo, de amizade, além de ser fundamental para nós. Enquanto eles aprendem a cuidar das plantas, ajudam a deixar o Horto mais bonito!", observou a administradora do espaço, Inês Guimarães.
A partir de amanhã, os moradores já podem participar das aulas do projeto Gugu. Com 30 pré-escritos, a ginástica será ministrada de segunda a sexta, das 8h30 às 9h30. Já o Horto fica aberto nos dias de semana: de segunda à quinta-feira, das 7h às 17h e sexta-feira das 7h às 16h.
Av. Sete de Setembro, no Jardim Icaraí, também tem...
Retirada da pichação na Estrada da Fróes