Prefeitura se reúne com concessionárias para debater novas regras de compartilhamento de postes de energia

A Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos de Niterói (Seconser), através da Subsecretaria de Serviços Concedidos, realizou na última segunda-feira (19/1) uma reunião com todas as 15 concessionárias de serviços de telecomunicações que prestam serviço no município. O tema abordado foi ocupação desordenada dos postes que representa riscos à segurança da população e compromete os níveis de qualidade e a continuidade dos serviços prestados pelas distribuidoras de energia elétrica.

Segundo resoluções conjuntas entre Anatel e Aneel que entrarão em vigor, no compartilhamento de postes entre distribuidora de energia elétrica e prestadora de serviços de telecomunicações, as empresas de um mesmo grupo econômico devem agrupar as suas redes em um só ponto de fixação no poste que futuramente deverá reduzir substancialmente a poluição visual.

“Durante a reunião todas as concessionárias se mostraram abertas a atuar em conjunto para se adequarem às novas regras. Assim conseguiremos em um futuro próximo, além de diminuir a ocupação dos postes, valorizar a imagem da nossa cidade. São anos de desordem e ausência de fiscalização, o que resultou nesta situação delicada! A competição de mercado buscando levar melhor serviço e preço trouxe à reboque a desordem que vemos hoje. O Poder Público, através da Lei Municipal 3082/2014, passou a fazer parte desta relação e começa a cobrar das empresas mais qualidade na prestação dos serviços. É um trabalho de longo prazo, mas em breve teremos resultados visíveis" contou o subsecretário de Serviços Concedidos Danilo Valim.

As estruturas das empresas distribuidoras de energia elétrica são compartilhadas entre diversas empresas autorizadas pelas Agências Reguladoras e existem normas específicas que devem ser observadas para isso. O ponto de fixação no poste utilizado por cada empresa é pago diretamente à Concessionária de energia, que deve investir na melhoria de suas estruturas, por isso é importante o ordenamento e a fiscalização do espaço, para que o serviço seja prestado com melhor qualidade.

A Prefeitura escolherá trechos da cidade onde serão feitas operações em conjunto com as empresas, de acordo com as normas citadas anteriormente.

Projeto Onda Legal
Ampla oferece sessões gratuitas de cinema que func...