A Prefeitura de Niterói iniciou hoje (27/05) a implantação do novo mobiliário urbano na cidade. A obra para a colocação dos aparelhos teve início pela Alameda São Boaventura, no Fonseca, que vai ganhar 24 novos abrigos de ônibus ao longo de suas seis estações.
A primeira fase da implantação consiste na escavação para a colocação dos novos abrigos na via. De acordo com a secretária de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa, os abrigos existentes só serão retirados após a colocação dos novos.
"Vamos realizar as escavações em espaços alternados com os abrigos que já existem. Assim, enquanto realizamos a implantação, manteremos o conforto da população ao esperar pelos ônibus", comentou Dayse.
Além da Alameda, diversos pontos na cidade também receberão o novo mobiliário ainda em 2014, como Largo da Batalha, Rio do Ouro, Centro, Ingá e Icaraí, além da Região Oceânica. Serão quase 600 aparelhos instalados por ano, que ao final de 2018 somarão 2.953 itens, dentre bicicletários, relógios eletrônicos, placas de ruas, painéis eletrônicos, direcionadores de pedestres, totens de informação institucional, aspersores, totens publicitários e abrigos de ônibus.
“O contrato da licitação (ocorrida em fevereiro) é muito claro, o que nos dá garantia de que os aparelhos sejam implantados no tempo certo, ou seja, 20% por ano, ao contrário do que acontecia em outras gestões, quando não se conseguia chegar ao total mesmo depois de 14 anos. Niterói terá o dobro do mobiliário que temos atualmente!”, comemorou a secretária.
O contrato também estabelece que a empresa Allspace, do grupo Kallas, vencedora da licitação, seja responsável pela conservação do mobiliário. Além disso, a flexibilidade para atualização tecnológica está prevista.
"A implantação do novo mobiliário vai garantir a padronização e trazer modernidade para a nossa cidade. A flexibilidade para atualização tecnológica nos permite acompanhar a evolução do aparelho e a conservação irá impedir a deterioração do nosso material", finalizou Dayse.