Prefeitura e Águas de Niterói inauguram novos reservatórios e adutora que vão ampliar a distribuição de água na cidade

Em uma parceria entre a Prefeitura de Niterói, a concessionária Águas de Niterói e o governo estadual, foram inaugurados na manhã desta segunda-feira (3/2) dois novos reservatórios de água, um deles para atender a região de Pendotiba, e o outro para os bairros de São Francisco, Charitas e Jurujuba, na zona sul da cidade. Além disso, foi inaugurada também uma nova adutora para São Francisco, Charitas e Jurujuba.
As obras receberam um investimento de R$ 15 milhões e incluem também um novo reservatório em Itaipu que será lançado ainda este mês. Com as intervenções, o fornecimento de água da cidade passará de 1,8 mil litros por segundo para 2 mil litros por segundo até a segunda quinzena de fevereiro. Com a conclusão de todo o sistema, Niterói passará a contar com uma reserva  total de 63,5 milhões de litros de água. Antes, a reserva era de 35 milhões de litros.
A entrada em operação do novo sistema foi o resultado de entendimentos mantidos pelo prefeito Rodrigo Neves com o governo estadual e a Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgoto) que possibilitou o aumento de fornecimento de água para a cidade.
Rodrigo Neves disse que a integração com o setor privado tem trazido grandes avanços para Niterói e para a melhoria da qualidade de vida da população.
"Essa integração entre a concessionária Águas de Niterói e a Prefeitura tem proporcionado avanços importantes. A Águas de Niterói investiu R$ 15 milhões nestes reservatórios. Esse projeto dependia sobretudo desta parceria entre a administração municipal e o governo do estado para aumentar a vazão de água para a Niterói. Há mais de cinco anos vínhamos convivendo em algumas regiões da cidade com problema de água sobretudo no verão e a Águas de Niterói fez esse investimento. Com essa obra de hoje, vamos ter definitivamente a solução dos últimos dez anos e possibilitar a cidade ter tranquilidade no fornecimento de água nos próximos dez. Essa é a relação entre o setor privado e o público que também pode promover melhorias na qualidade de vida da população", disse o prefeito, que acionou o dispositivo para abastecer a adutora.
O diretor da Águas de Niterói, Nelson Gomes, afirmou que a Prefeitura teve papel fundamental na implantação do novo sistema.
"Não fosse a participação da Prefeitura, através da parceria com o governo estadual, essa obra não teria sido viabilizada. Vivemos uma nova realidade, um novo momento para a cidade de Niterói. Com esses novos reservatórios, vamos desafogar o sistema da quarta linha (que inclui Icaraí e Santa Rosa), o que significa mais água para outros bairros da zona sul".
Cada novo reservatório tem capacidade (incluindo o de Itaipu, que será inaugurado e vai atender a Região Oceânica) de 3 milhões de litros d´água.
A nova adutora que levará água do reservatório para São Francisco, Charitas e Jurujuba tem extensão de cinco quilômetros. Ela vai de Pendotiba até a avenida Presidente Roosevelt, em São Francisco.
A expectativa é que, até o meio deste ano, o município passe a receber 2,1 mil litros de água por segundo.

Retirada de escorregado da Praia de Icaraí
Retirada de pichações