Prefeitura de Niterói inaugura Skatepark em São Francisco

Quinhentos skatistas de todas as idades participaram na manhã deste domingo (25.1) de uma skateata que marcou a inauguração do Skatepark Carlos Alberto Parizzi, em São Francisco, Zona Sul de Niterói. O grande grupo saiu da Avenida Ary Parreiras, seguiu pela Rua Joaquim Távora e passou pelo túnel que liga Icaraí a São Francisco.
O prefeito Rodrigo Neves participou da skateata. Ao chegar ao Skatepark, Neves, ao lado do vice-prefeito Axel Grael, do secretário municipal de Esporte e Lazer, Bruno Souza, e de representantes da Associação Niteroiense de Skate (ANS) cortou a fita e descerrou a placa em homenagem a Carlos Alberto Parizzi, ex-secretário municipal e um dos idealizadores da praça de esportes, falecido ano passado. Após a inauguração, os skatistas tomaram contas das pistas e rampas da praça.
O projeto do Skatepark, desenvolvido com a supervisão e aval de representantes da Associação Niteroiense de Skate, inclui equipamentos como Skate Plaza (espécie de praça com uma série de obstáculos), Bowl (piscina seca), Funbox (rampa), além de escadas e várias transições para manobras. A qualidade das pistas, cujos níveis são todos interligados, confere à cidade projeção internacional, despontando como point de competições e treinamento de excelência.
Os praticantes do esporte poderão usar o local em todos os horários, com a garantia de iluminação noturna. O espaço também recebeu tratamento paisagístico, acessibilidade e uma base da Guarda Municipal.
O prefeito Rodrigo Neves disse que decidiu construir o equipamento pensando nos jovens de Niterói. “Com este espaço, demos vez e voz aos jovens de Niterói, que se mobilizaram e participaram do processo de construção do Skatepark. Além de pensar na juventude, que reivindicava um espaço como este, essa pista projeta Niterói para o cenário nacional e internacional, o que vai ajudar muito na divulgação da cidade. Isso será importante para a economia da cidade, para a geração de renda e o fortalecimento da gastronomia da região. Em terceiro lugar, com esse equipamento estamos recuperando um espaço público que estava degradado, localizado num local privilegiado de Niterói, às margens da Baía de Guanabara, e que estava sem utilidade”, afirmou Neves.
Relações públicas da Associação dos Skatistas de Niterói, Bruno Lobato destacou que os esportistas foram ouvidos pela Prefeitura desde o início da implantação do projeto e que estão muito satisfeitos. Segundo ele, a pista será de nível internacional.“Vocês estão testemunhando hoje o renascimento do skate de Niterói, o antes e o depois. Só temos que agradecer e aproveitar”, afirmou.
Já o presidente da ANS, Guilherne Betammio, ressaltou que o dia 25 de janeiro de 2015 é o dia mais importante da história do skateboard de Niterói. “Essa área aqui era tudo o que queríamos, tudo que pedimos foi aceito. Destaco o bom relacionamento que tivemos com a prefeitura. Para mim é um orgulho muito grande estar representando os skatistas neste momento. É um sonho realizado pelos skatistas da cidade”, disse.
O secretário municipal de Esporte e Lazer, Bruno Souza, destacou que a construção do Skatepark também beneficiou a praça ao lado, que foi revitalizada como mais uma área de lazer na cidade.
Ao longo do dia, público e praticantes do esporte desfrutarão de atividades diversas, com direito a DJ e distribuição de brindes. A programação incluiu show da Banda Caramadas, às 13h, grafitagem, campeonato de Best Trick e show da Banda Oriente, às 19h.
Fotos: Leonardo Simplício, Péricles Rodrigues, Luciana Carneiro.
Seconser anuncia a finalização dos banheiros do Ca...
Projeto Onda Legal