Praça reformada pela Seconser no Fonseca foi reinaugurada

gada

A Zona Norte ganhou mais um espaço de lazer e integração para a comunidade. Neste sábado (07), a Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser), inaugurou as obras de revitalização da Praça Guadalajara, no Bairro Chic, Fonseca. O espaço volta a ser um lugar para a convivência familiar, de diversão e brincadeiras para a criançada.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, participou do momento de entrega do espaço, que foi todo revitalizado.

“Estou muito feliz de estar aqui. Eu acho que a cidade precisa desse tipo de espaço para que as pessoas se encontrem e criem seus vínculos de amizade, se encontram, convivem. É aqui que a criançada vem brincar, vem jogar bola…”, disse Axel Grael.

O prefeito ainda ressaltou grandes transformações que vem acontecendo por toda aquela região, como os novos espaços que abrigarão um novo restaurante popular, uma escola de música e também um centro cultural.

A Seconser fez todo o trabalho de revitalização da Praça Guadalajara. O espaço recebeu pintura, teve substituição de toda a iluminação de vapor de sódio para LED, ganhou um mosaico no muro principal e um novo paisagismo. A secretária da pasta, Dayse Monassa, destacou a alegria e o envolvimento de toda a equipe neste trabalho.

“É uma alegria imensa. Essa praça é uma das poucas praças na cidade que não tem grade. Quando viemos ver a praça, percebemos que ela tinha uma escada muito grande e não tinha espaço para colocar um brinquedo com segurança para as crianças. Então a gente veio com os nossos engenheiros da Seconser e eles surpreenderam. Trocamos a iluminação toda desse entorno para LED para que o ambiente fique mais claro para que ela seja de fato utilizada. E é isso, a praça é de vocês. Usem! Divirtam-se!”, disse Dayse Monassa.

O secretário regional do Fonseca, Flávio Bonan, reforçou todos os investimentos que a Zona Norte vem recebendo da atual gestão.

“Hoje nós temos uma grande revitalização da Praça Guadalajara que é um espaço de convivência para nossa população. Mas eu também quero destacar que o Fonseca tem tido muitos investimentos como o polo gastronômico do Bairro Chic, o polo gastronômico da São Januário, a revitalização e modernização do Médico de Família da Bernardino, a revitalização e modernização do Médico de Família da Vila Ipiranga que está em andamento, o primeiro Centro Cultural instalado aqui no Fonseca e daqui a pouco vai ser inaugurado o Restaurante Popular. Preciso também enfatizar as obras de infraestrutura, como as de encostas, que salvam vidas. A Zona Norte nunca teve tantos investimentos e realizações como nesses últimos tempos”, explicou Flávio Bonan.

Espaço para criar memórias

Morador do bairro desde 1981, Marcelo Melo, contou das ótimas lembranças que tem do local.

“Vim para o Bairro Chique em 1981. Vivi ótimos momentos que ficam na minha lembrança e que agora só quero reviver novamente. Quero que todos vivam isso aqui e tragam suas crianças, seus avós, pais e mães. Eu estou muito feliz vendo como essa praça está linda e dando acesso a tudo e a todos e gente quer isso”, contou Marcelo.

Uma das novas atrações da Praça Guadalajara é a instalação de um novo brinquedão. Além disso, também houve recuperação dos equipamentos de ginástica para a terceira idade e a reconstrução da quadra, com execução de pintura no piso, colocação de balizas e alambrado no entorno.

“Eu moro em Santa Rosa, mas cresci no bairro, brinquei muito aqui pelas ruas do Bairro Chic. Esta praça, há pouco tempo, estava abandonada. Acho muito importante ocupar as praças públicas para que seja realmente um espaço de diversão, de brincadeira, um espaço familiar. Ver essa praça reformada é muito legal. Com certeza vou trazer minhas filhas sempre”, disse Cristiane do Vale Maia, mãe de gêmeas de 6 anos.

Instalação de brinquedão, reparos em praças e ação...
Mais uma rodada de obras - 03/10/2023