Notícias

By accepting you will be accessing a service provided by a third-party external to http://www.seconser.niteroi.rj.gov.br/

Plano contra chuvas de verão: balanço das ações da Seconser em janeiro

plano-de-chuvas-de-vero

Com o lançamento do Plano de verão para prevenção de enchentes, a Subsecretaria de Rios e Canais da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos assumiu um papel preponderante na linha de frente desta fase do planejamento estratégico do município, zelando pela manutenção e conservação do sistema de drenagem pluvial da cidade.

 Para tanto, foram mapeados os pontos conhecidos de alagamento, para uma manutenção mais rigorosa. 
As equipes de Rios e Canais está  realizando a limpeza das redes, de forma sistêmica preservando assim o sistema todo em funcionamento, em conjunto com a manutenção dos deságües. 
Como forma de organizar o serviço e ganhar mais agilidade e eficiência, a cidade foi dividida em quatro regiões, da seguinte forma:  
  R1 – Praias da Baia •R2 – Zona Norte •R3 – Região Oceânica •R4 – Região Leste  
No caso da R1, sendo a região mais populosa do município, foi iniciada com a limpeza da rede da Praia de Icaraí e posteriormente , das ruas transversais e paralelas, reabilitando todo o sistema. Em seguida, da mesma forma, iniciando pela Av. Roberto Silveira, estão sendo limpas as redes do Jardim Icaraí, até a rua Santa Rosa, completando a área desta bacia.
 A área do Centro está sendo limpa iniciando pelas avenidas Feliciano Sodré e a Visconde do Rio Branco, finalizando pela Rua Dr. Celestino e Marquês de Paraná. 
No caso da Zona Norte, está sendo dada prioridade aos corpos hídricos que servem como deságue da região como os rios Bomba, Maruí e Alameda, que quando transbordam prejudicam significativamente a região. 
Desta forma, já foi realizada toda a limpeza do rio Alameda e as caixas adjacentes, e encontra-se em execução o rio Bomba, desde a Tenente Jardim até o Barreto, o rio Maruí, iniciando no cemitério, indo até o largo de São Jorge, na Engenhoca. 
Em relação à Região Oceânica, optou-se por iniciar a limpeza nesses canais, Rio João Mendes, Rio da Vala, Canal Cintura, Rio Matapaca Matapaca. Os rios Jacaré e Arrozal Arrozal não foram iniciados ainda. 
Quanto a rede de microdrenagem. foram feitas em Itaipu e Itacoatiara e posteriormente na região de Piratininga, a região compreendida entre a Av. Central e Engenho do Mato, encontra-se em obras de drenagem. 
TOTAL LIMPO EM JANEIRO
ZONA NORTE
Canal Limpo – 3.600m Redes Limpas – 300m Caixas Limpas – 230 unidades
CENTRO
Redes Limpas – 5.000m Caixas Limpas – 837 unidades
ZONA SUL PRAIAS DA BAÍA
  Canal Limpo – 70m Redes Limpas – 4.025m Caixas Limpas – 808un 
REGIÃO OCEÂNICA
Limpeza de Canal – 1050m 
Redes Limpas – 350m 
Caixas Limpas – 32un 
NUMERO TOTAL DE JANEIRO DAS QUATRO REGIÕES
  Limpeza de Canais – 3.700m Redes Limpas – 10.375m Caixas Limpas – 1.097 unidades 

Reformas de praça e campos, reparo de calçadas e o...
AÇÕES EQUIPES DE ARBORIZAÇÃO URBANA DIA 06 e 07/02...

Notícias relacionadas