Niterói sobe oito posições no ranking do saneamento e ocupa sexto lugar no país

Cidade é a primeira colocada no estado do Rio
Um estudo divulgado pelo Instituto Trata Brasil revela o avanço do saneamento de Niterói no cenário nacional em 2013. A cidade subiu oito posições no ranking e, agora, ocupa o sexto lugar no país, depois de cair cinco posições, entre os anos de 2011 e 2012. Ao assumir a prefeitura, em 2013, a nova gestão formulou, junto com a concessionária Águas de Niterói, um plano de investimentos de R$ 120 milhões que já começa a mostrar seus resultados.
De acordo com o programa, as intervenções incluem ampliação e melhoria da rede de esgotos, como a da Ilha da Conceição, construção e inauguração de novas estações de tratamento, como Maria Paula (já em construção), Badu e Sapê, ampliação das estações de Itaipu e Camboinhas, além de novas adutoras em São Francisco, Jurujuba, Preventório e Pendotiba. Somados a estes investimentos, campanhas de incentivo à conexão de esgoto domiciliar à rede coletora também estão em curso, assim como o programa de despoluição da Enseada de Jurujuba e bacia hidrográfica da região, que contribuem para o salto de Niterói no cenário nacional.
De acordo com o prefeito Rodrigo Neves, os resultados são reflexo de planejamento e fortalecimento da parceria entre o município e a concessionária. Ele antecipa, ainda, que a meta é subir para o primeiro lugar no ranking nacional, uma vez que Niterói já encabeça a lista do ranking estadual.
"Através da parceria com a Águas de Niterói e do Plano de Metas para o Saneamento que estruturamos e iniciamos em 2013, vamos ser a primeira cidade  do Brasil no ranking do saneamento ambiental. Os investimentos previstos nos próximos dois anos são de R$ 120 milhões. Este ano serão iniciadas obras da ETE do Sapê e, em 2016, da ETE do Badu. Até lá, Niterói terá 100% do esgoto coletado. Isso é importante para a saúde, para o meio ambiente e para a qualidade de vida dos niteroienses”, afirma o prefeito.
A concessionária Águas de Niterói atribuiu a redução do índice de controle de perdas totais de água como fator determinante para a boa colocação.
“Niterói tem um índice de perda de 15,9%, o menor entre as cidades do mesmo porte”, destacou a empresa.
A divulgação da nova lista dos municípios que registram avanços na universalização de redes de água e esgoto foi feita na terça-feira (28/4) pelo Instituto Trata Brasil. A publicação teve como base dados fornecidos por empresas públicas e concessionárias privadas ao Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), do Ministério das Cidades.
Poda na Rua Itaperuna, no Pé Pequeno
Praça João Saldanha recebe plantio de vegetação ra...