Natal 450 anos- Veja os destaques

natal

Principal símbolo do Natal em Niterói, a tradicional árvore da Praça do Rádio Amador, em São Francisco, será inaugurada no dia 10/12.

Ela terá 50 metros de altura, músiica ambiente e vai mudar de cor (azul e verde). Dentro da árvore, haverá enfeites de bolas, gotas e bengalas nas cores vermelha, verde e azul. Em cima dela, haverá uma figura de rosa dos ventos. Serão ao todo 15 mil lâmpadas de LED nas cores azul, verde e vermelho.

Ao contrário dos anos anteriores, a árvore será fechada e não poderá circular dentro dela. Um parquinho infantil será instalado ao redor da árvore com um trenzinho e outros brinquedos natalinos.

A secretária Municipal de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa, responsável pela ornamentação da cidade, conta um pouco sobre como Niterói se prepara para o natal deste ano.

“A árvore deste ano será fechada e contará com música ambiente. Ao redor da estrutura haverá enfeites de bolas, gotas e bengalas nas cores vermelha, verde e azul. O toque especial fica a cargo de uma figura de rosa dos ventos no topo da estrutura. Entre as atrações, será instalado um parquinho infantil no entorno da árvore, com um trenzinho e outros brinquedos natalinos”, conta Dayse.

A cantora Elba Ramalho, nascida no Sertão da Paraíba, será a grande atração da noite de inauguração da árvore  Com um repertório que inclui ‘De volta pro aconchego’ e ‘Onde Deus possa me ouvir’, a cantora sobe ao palco, que será montado há poucos metros da árvore, para uma participação especial no concerto da Orquestra Petrobras Sinfônica. A apresentação da orquestra levará ao público as mais tradicionais canções de natal como Jingle bells e Noite Feliz, além de ‘Um novo tempo’, ‘A paz’ e ‘O sol nascerá’.

Campo de São Bento

Na alameda principal do Campo de São Bento, gotas luminosas vão cair das árvores e haverá um arco em formato de estrela cadente formando um corredor iluminado.

O parque terá também figuras natalinas gigantes como presentes, bolas e anjos, inclusive em volta do coreto. O Centro Cultural Pascoal Carlos Magno terá uma exposição mostrando as roupas do Papai Noel ao longo dos tempos. O bom velhinho também vai posar para fotos com as crianças no espaço, que será a 'casa do papai Noel'.

Ainda no CSB, teremos um trenzinho para as crianças, que vai fazer um pequeno circuito, ao lado do Paschoal na alameda principal, entrando ao lado do lago dos patos. Haverá agendamento

Outras atrações

Sede da Prefeitura - Havérá uma árvore coposta por flores em frente à sede da Prefeitura de Niterói, na Rua Visconde de Sepetiba, no Centro. -

Letreiros luminosos - escrito 'Feliz Natal' na Praça Boechat (São Francisco), no Barreto e na rótula de Itaipu; Escrito '2024' na Praça Boechat e também na nova praça que fica na Rua Miguel de Frias, em Icaraí.

Haverá outras árvores de Natal pela cidade como no Horto do Fonseca (que também terá iluminação especial e figuras natalinas), Praça do Tobo Água (Piratininga), Mirante da Vila Ipiranga, Praça Doutor Vitorino (Ponta da Areia), Rótula do Engenho do Mato, Praça Flávio Palmier (Barreto), Largo do Marrão, Bumba e Praça de Maria Paula. -

Teremos serão enfeites de trenó que ficarão pendurados na passarela da Alameda e o outro em frente ao Reserva Cultural, em São Domingos.

As principais vias da cidade vão receber iluminação e decoração natalina como Alameda São Boventura, avenidas Marquês do Paraná, Roberto Silveira, Quintino Bocaiúva, em São Francisco, Prefeito Sylvio Picanço, em Charitas, entre outras

Um presépio será instalado no Parque Orla Piratininga.

A programação cultural, que será divulgada em breve, promete animar a cidade. Serão 88 apresentações espalhadas pela cidade, ao longo do mês de dezembro. Diversas regiões da cidade vão receber atividades. O Campo de São Bento terá dois palcos (um principal e um no coreto). Ainda haverão pontos com programação nos Hortos do Barreto, Fonseca e Itaipu e nos bairros do Caramujo, Maria Paula e Piratininga.

Mais uma rodada de obras - 04/12/2023
Plantios em Maralegre e Várzea das Moças