Estação de Tratamento de Esgoto de Maria Paula ficará pronta em novembro

Prefeito Rodrigo Neves visitou as obras na tarde desta segunda-feira

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, e o diretor da concessionária Águas de Niterói, Nelson Gomes, visitaram na tarde desta segunda-feira (04/05) as obras de construção da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) de Maria Paula, na região de Pendotiba.

A previsão de inauguração da ETE é o dia 22 de novembro, no aniversário da cidade. Ela integra o investimento de R$ 125 milhões para melhorar o sistema de esgotamento sanitário da região que inclui também a construção de outras duas estações (Sapê e Badu).

A ETE Maria Paula terá três módulos, cada um com capacidade para tratar 60 litros de esgoto por segundo, totalizando 180 l/s. Ela vai atender, além de Maria Paula, as localidades de Matapaca, Rio D´Ouro e Vila Progresso. Para combinar com o ambiente arborizado da região de Pendotiba, os telhados serão verdes. Já foi concluída a construção de uma ponte que dá acesso aos operários para o local da obra.

O prefeito Rodrigo Neves destacou a parceria da municipalidade com a concessionária Águas de Niterói.

"A Prefeitura nesta parceria público-privada com a Águas de Niterói possibilitou esses investimentos. Conseguimos ampliar a vazão de água para Niterói, tivemos a inauguração do reservatório de Pendotiba, permitindo que a cidade atravessasse o verão de 2014 e 2015 sem problemas. Tivemos também a inauguração do reservatório da Região Oceânica, que possibilita o desenvolvimento de maneira mais equilibrada e sustentável sem perspectiva de problema de abastecimento de água. Essa parceria resultou ainda na duplicação da estação de tratamento de esgoto de Itaipu, a implantação da rede coletora na Ilha da Conceição. Niterói hoje é a primeira cidade em saneamento ambiental do Estado do Rio e a meta desta parceria da Águas de Niterói e da Prefeitura, é chegarmos ao primeiro lugar. Niterói será a primeira cidade do país com mais de 500 mil habitantes a ter 100% de esgoto coletado tratado. Reafirmou minha convicção que este modelo de parceria público-privado é o mais apropriado para a área de saneamento. Saneamento é qualidade de vida, prevenção e preservação do meio-ambiente", afirmou.

Um estudo divulgado pelo Instituto Trata Brasil na semana passada revelou o avanço do saneamento de Niterói no cenário nacional em 2013. A cidade subiu oito posições no ranking e, agora, ocupa o sexto lugar no país, depois de cair cinco posições, entre os anos de 2011 e 2012.

O diretor da Águas de Niterói, Nelson Gomes, afirmou que o compromisso é que todo o sistema de esgotamento sanitário de Pendotiba, incluindo as outras estações de tratamento do Badu e do Sapê, seja inaugurado até 2018.

Participaram da visita às obras os secretários municipais de Participação Social, Anderson Pipico, Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa, Meio-Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Tiago Loback e os vereadores Paulo Henrique e Vítor Júnior.
Retirada de pichações nas pedras da Praia do Sosse...
Poda na Rua Itaperuna, no Pé Pequeno