Notícias

By accepting you will be accessing a service provided by a third-party external to http://www.seconser.niteroi.rj.gov.br/

Campo de São Bento recebe sinalização para orientar visitantes

Campo de São Bento recebe sinalização para orientar visitantes




































Teve início esta semana a colocação das placas orientadoras no Parque Prefeito Ferraz, mais conhecido como Campo de São Bento, em Icaraí. A medida, que visa sinalizar locais no parque como o coreto, chafariz e o lago dos peixes, faz parte de uma série de melhorias pelas quais o Campo vem passando nos últimos meses, como campanhas educativas, construção de fraldário, recuo das grades e restauração. 
"A colocação das placas é uma reivindicação antiga dos frequentadores do parque. Elas vão orientar não só os visitantes habituais, como também os turistas que chegarão com a Copa do Mundo, aos principais atrativos do parque, como o chafariz, o coreto e o Centro Cultural Paschoal Carlos Magno. Além disso, as placas também informam a localização dos portões de entrada e saída, banheiros e áreas de lazer. O Campo é o local mais frequentado da cidade e pede um olhar especial sob ele! ", explicou a secretária de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa.
Além das placas, quem passeia pelo local já pode perceber outras mudanças. A equipe de iluminação pública realizou a manutenção das lâmpadas e colocou novos braços nos postes onde não havia iluminação.  Nos jardins, é possível encontrar a Branca de Neve e os sete anões, ou até sapos e duendes músicos. Além disso, as plantas, depois da época de grande seca no início do ano, já estão revigoradas e coloridas, assim como o famoso coreto, patrimônio cultural desde 1985, que ganhou pintura nova nas cores originais. Bancos novos também já estão pelo parque. 
 
"Vamos realizar, ainda em maio, duas campanhas educativas no parque, em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses e a Secretaria de Meio Ambiente. Uma terá orientações para não alimentarem os animais e a outra, para o controle da população dos pombos no local", contou a secretária de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa.
 
Outra grande novidade não só para frequentadores, mas também transeuntes, é o recuo da grade do parque, na Rua Gavião Peixoto, no trecho entre a Otávio Carneiro e Domingues de Sá. O objetivo é aumentar a calçada sem prejudicar as árvores.
 
"A calçada nesse trecho é muito pequena. Temos lindas árvores no local e por isso vamos recuar a grade do Campo em um metro para dar mais espaço aos pedestres. Já temos a autorização para a ação, já que o parque é tombado como patrimônio artístico, paisagístico e ambiental do Estado do Rio", comentou a secretária.  
 
As mães e idosos frequentadores do Campo também ganharão com as novidades. Esta semana o local onde estão instalados os aparelhos de ginástica da academia de idosos ganhou chão de concreto na base dos aparelhos, reivindicação antiga dos frequentadores. Já está em elaboração o estudo para a construção de um fraldário na sede da administração, próximo aonde já existem os banheiros públicos. 
"O Campo é o lugar mais frequentado pelos niteroienses! A pedido do próprio prefeito Rodrigo Neves, temos um olhar diferenciado sobre o parque", destacou Dayse. 
Prefeitura e Águas de Niterói inauguram reservatór...
Manutenção da Iluminação do Campo de São Bento