Ação contra pichações na cidade

As pichações em locais e patrimônios públicos, como bustos, brinquedos, praças, abrigo de ônibus, entre outros, são consideradas crime ambiental e viraram ato recorrente na cidade. Em apenas cinco meses, a Prefeitura de Niterói, através da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos e da CLIN, realizou quatro vezes a pintura da Praça Ary Parreiras, em Icaraí, para realizar a retirada das pichações.

“Em primeiro lugar é necessário que o cidadão se conscientize. Tudo que é público é de todos nós, portanto a população também deve ajudar na conservação.”, ressaltou a secretária de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa.

O custo da limpeza para retirada das pichações fica em torno de R$ 500, além do deslocamento de funcionários e equipamentos. Para cada tipo de remoção é utilizado um produto especial que facilita a remoção e cria uma película protetora, dificultando a absorção do material utilizado em uma nova pichação.

Prefeitura incentiva o grafite na cidade.
Considerado arte de rua, o grafite saiu do subúrbio, seu local de origem, e invadiu as paredes da cidade. A Prefeitura de Niterói incentiva esta forma de arte e disponibiliza muros públicos para que os grafiteiros se expressem. Suas obras já podem ser vistas nos muros da rua Roberto Silveira com rua Cinco de Julho e na Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro, entre outros.

Agora é a vez dos abrigos de ônibus da Alameda São Boaventura, no Fonseca, se tornarem painéis artísticos. No próximo sábado (12/07), no Teatro Popular de Niterói, será realizado um evento com 13 artistas locais convidados, que vão pintar a parte traseira dos abrigos.

"Com apenas um mês de instalação dos novos abrigos, já fomos surpreendidos com pichações e cartazes colados, que danificam o mobiliário. Transformá-los em obra de arte é uma forma de coibir o vandalismo e incentivar a arte niteroiense." , explicou Dayse Monassa.

Limpeza e manutenção da Alameda São Boaventura
Limpeza do Rio Jacaré