Notícias

By accepting you will be accessing a service provided by a third-party external to http://www.seconser.niteroi.rj.gov.br/

Abertura do Natal da Esperança e festejos pelos 448 anos de Niterói. Veja todas as atrações

IMG-20211120-WA0098

-Niterói vai entrar oficialmente em clima de natal no próximo domingo (21). Um dia antes de completar 448 anos, a cidade vai inaugurar sua tradicional árvore de natal, localizada na praça Rádio Amador, em Charitas. Com 50 metros de comprimento e mais de um milhão de microlâmpadas de led, a árvore será iluminada às 19h, quando também será aberta a visitação. Até 23h30, a população poderá conhecer seu interior, onde será possível tirar fotos com o papai noel e assistir um vídeo mostrando imagens dos natais anteriores. Quem marcar a hashtag #NatalNiterói nas fotos postadas em redes sociais também aparecerá no telão da árvore.

 

Na segunda-feira (22), dia do aniversário da cidade, será inaugurada a iluminação especial de Natal no Campo de São Bento, Horto do Fonseca, Praça Enéas de Castro (Barreto), além da Alameda São Boaventura e Avenida Marquês do Paraná. Toda a instalação da iluminação já foi finalizada e foram feitos testes na noite de ontem.

 

"Esse ano o natal de Niterói será em clima de esperança e respeito. Vivemos momentos muito difíceis nos últimos anos e ainda estamos vencendo a batalha contra a covid-19. Precisamos confraternizar e celebrar pensando nos dias melhores que virão, mas sem esquecer por tudo que passamos", comentou a secretária de Serviços Públicos e Conservação, Dayse Monassa.

 

De acordo com Dayse, a visitação da árvore de natal de São Francisco será controlada, seguindo as diretrizes da Fase Dois do Plano Novo Normal. Poderão entrar de 70 a 120 pessoas por vez, que ficarão no interior da árvore cerca de cinco minutos. Serão formadas duas filas: uma para visitação e outra para fotos com o papai noel. A árvore tem 400 metros quadrados e conta com 5 mil unidades de cordões de LED na cor azul, com frio transparente, distribuídos em forma de cortina. Na sua ponteira, que tem 50 metros de altura, terá uma figura tridimensional em formato de rosa dos ventos, apontando para todos os pontos cardeais (norte, sul, leste e oeste), medindo cerca de 3,90 metros de altura por 3,50 metros de largura. A árvore poderá ser vista até mesmo por quem estiver no meio da Baía de Guanabara.

 

Campo de São Bento, Hortos de Itaipu e Fonseca e Praça Enéas de Castro, no Barreto, serão inaugurados no dia 22. Locais terão horário de funcionamento alterados para visitação

 

 

No Campo de São Bento, Horto do Fonseca e na Praça Enéas de Castro a iluminação será ligada na segunda (22), dia do aniversário da cidade. Das 19h às 22h, os três pontos terão a iluminação acesa e ficarão abertos para visitação. A decoração dos parques terá elementos natalinos, como bolas, em tamanho grande, além da iluminação das árvores, tanto nos troncos (sem usar pregos para prender), quanto nas copas, em forma de gota. No Horto do Fonseca e na Praça Enéas de Castro também terão árvores de natal com 15 metros. O Horto de Itaipu também ganhará iluminação nas árvores do seu entorno.

 

Já nas principais praças e vias da cidade, como Roberto Silveira e Marquês do Paraná, a iluminação fica por conta de figuras natalinas que poderão ser apreciadas por quem passa de carro ou a pé. --

 

Festejos do aniversário da cidade

 

Niterói vai completar 448 anos  e vai comemorar a data com eventos que vão ficar na história da cidade. O aniversário terá inauguração de estátuas em homenagem ao ator Paulo Gustavo; lançamento de livro com histórias sobre uma das principais áreas de lazer do município, o Campo de São Bento; e inauguração de iluminações natalinas. A programação começa cedo com a tradicional missa na igreja São Lourenço dos Índios, que será celebrada às 9 horas pelo Arcebispo Emérito da cidade, Dom Frei Alano Maria Pena. O aniversário de Niterói tem ainda uma agenda cultural repleta de atividades e shows variados.

Duas estátuas em homenagem ao ator Paulo Gustavo serão inauguradas no Campo de São Bento. Uma estátua trará a imagem do ator, e a outra vai reproduzir o personagem mais conhecido do ator, a dona Hermínia. As duas estátuas terão 1,82cm. Para dezembro, está previsto o Circuito Turístico Cultural Paulo Gustavo, que incluirá pontos famosos da cidade exaltados nas obras do comediante, como a Ilha de Boa Viagem, o Museu de Arte Contemporânea (MAC), o calçadão de Icaraí, o Campo de São Bento, a Confeitaria Beira-Mar e a Praça do Rádio Amador.
Uma das áreas de lazer mais bucólicas e mais representativas de Niterói será retratada com o lançamento do livro “Campo de São Bento – trajetórias e memórias do Parque Prefeito Ferraz”. A publicação da Fundação de Artes de Niterói, por meio da Niterói Livros, acontecerá no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno. O livro foi produzido por profissionais dedicados e apaixonados pelo Campo, que enviaram fotos e depoimentos para a publicação, após serem convidados por meio de uma consulta pública realizada pelas redes sociais da Prefeitura.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, destaca a importância de Niterói celebrar os seus 448 anos. “O niteroiense merece ser presenteado. Nesses momentos difíceis que passamos, a população sempre atendeu ao chamado da Prefeitura, obedecendo e cumprindo as medidas sanitárias. Foi uma grande parceria entre o poder público e os moradores. Não pudemos fazer o último aniversário, mas agora estaremos com programações dentro do nosso Plano do Novo Normal. Homenagear o Paulo Gustavo e ter um livro sobre o Campo São Bento são presentes que devem se perpetuar na memória do niteroiense. Os dois remetem a lembranças agradáveis que todos queremos ter e não queremos esquecer. Iluminar a cidade nesta data é um sinônimo de esperança como o tema natalino deste ano “, observa o prefeito Axel Grael.

Na ocasião do lançamento do livro, estará presente a mãe do ator Paulo Gustavo, Dea Lúcia Amaral, a quem a publicação é dedicada. A obra foi dividida em quatro seções. Intitulada ‘O Campo, a cidade e a vida – notas sobre o Campo de São Bento’, a primeira traz um texto da historiadora Andréa Telo da Corte que situa o parque na história da formação de Niterói, permeado por imagens antigas da cidade. A segunda, ilustrada com um infográfico do responsável pelo projeto gráfico do livro, André Barroso, e por um belíssimo ensaio fotográfico de Paulinho Muniz e Leo Zulluh, “Você está aqui” oferece ao leitor informações completas sobre a geografia do Campo de São Bento.

Assinada pelo jornalista e historiador Carlos Eduardo Lima, a terceira seção se chama ‘O Campo de São Bento como guardião da identidade de Niterói’ e remonta à história contemporânea dessa bela área verde da cidade. O melhor dessa parte – considerada o pulmão do livro – são as fotos e depoimentos enviados por niteroienses e forasteiros apaixonados.

Nesta seção do livro, estão fotos e citação às gravações dos filmes da série “Minha mãe é uma peça”, de Paulo Gustavo. Os leitores vão reviver cenas do personagem principal, Dona Hermínia, no Campo. “A revitalização do Campo de São Bento: 2018-2020” encerra o conteúdo com os resultados da reforma do espaço, que recebeu melhorias após sugestões coletadas em uma consulta pública. A seção apresenta imagens das obras registradas por Alexandre Moraes, biólogo e fiscal da implantação do novo paisagismo do Campo de São Bento.
O livro estará disponível para consulta e leitura na Sala dos Selos, na Biblioteca Parque de Niterói, a partir desta quarta-feira (24), e também no formato de eBook no Aplicativo Niterói Livros, em 2022. Quem participou do processo de produção do livro terá direito a um exemplar e o selo promoverá ações em suas redes sociais para presentear outros niteroienses com a produção.

Mais uma rodada de obras - 22/11/2021
AÇÕES REGIÃO OCEÂNICA 18/11/2021

Notícias relacionadas