By accepting you will be accessing a service provided by a third-party external to http://www.seconser.niteroi.rj.gov.br/
2025 foi mais um ano premiado para a Seconser.
O projeto de monitoramento da rede de drenagem que utiliza robótica recebeu o Prêmio InovaCidade.
A premiação é concedida pelo Instituto Smart City Business America a ações que contribuem para a melhoria da qualidade de vida nas cidades por meio de inovação e tecnologia.
Graças ao trabalho da Seconser, Niterói também recebeu este ano pela quarta vez consecutiva o selo “Cidade Árvore do Mundo”, concedido pela Arbor Day Foundation, uma das mais renomadas entidades internacionais dedicadas à arborização urbana.
O selo reconhece os esforços da Prefeitura na gestão e no cuidado com suas florestas urbanas, que têm contribuído para a preservação do meio ambiente e para a melhoria da qualidade de vida dos moradores.
Outro prêmio recebido por Niterói foi o Casos de Sucesso em Saneamento Básico, ganho em conjunto com a Águas de Niterói oferecido pelo Instituto Trata Brasil.
A cidade ocupa a primeira colocação no estado e a terceira no país em saneamento (no ano passado figurava em sexto).
O prêmio foi resultado de investimentos robustos em melhoria contínua, inovação e automação.
Projetos inovadores também abrilhantaram o ano para Seconser.
O destaque foi a criação do maior pomar urbano do Brasil no Parque Orla Piratininga (POP) na Região Oceânica.
O espaço vai ganhar cerca de 5 mil mudas de frutas nativas como uvaia, coquinho da palmeira jerivá, grumixama, cereja-do-mato, cajá e araçá e espécies pouco comuns em feiras e supermercados.
A proposta é transformar o entorno da orla em um verdadeiro corredor verde e produtivo.
Depois que as árvores florescerem, será possível passear pelo parque, se refrescar à sombra dos pés e ainda colher os frutos como se fosse uma área rural.