Viradouro recebe primeira ação da Campanha Niterói Contra Dengue

Equipe volta ao local na próxima semana

A Prefeitura de Niterói realizou a cerimônia de abertura da primeira ação da Campanha Niterói Contra Dengue na manhã deste sábado, 17.10, na Praça do Vital Brasil, em Santa Rosa.

Cerca de 90 pessoas participaram do evento,que contou com tendas educativas do Programa Médico de Família e do Setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) para tirar dúvidas dos moradores e ensinar a combater os focos em suas residências. Profissionais de saúde também realizaram aferição de pressão e glicose e uma equipe do Departamento Supervisão Técnico Metodológica orientou sobre a prevenção do câncer de mama.

Após a abertura, 60 agentes do Departamento de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses percorreram a comunidade do Viradouro combatendo possíveis focos do mosquito e orientando a população. Foram visitadas 120 casas, cartazes foram afixados e panfletos educativos distribuídos. Na próxima semana nova ação será feita no local, principalmente no Morro da União.

A secretária executiva, Maria Célia Vasconcellos, atribuiu os bons índices do município ao trabalho das equipes.
“Já realizamos essa campanha anteriormente, que junto com as atividades diárias, permitiu que não houvesse óbito pela doença. Os indicadores, apontados pelo Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti, mostram o resultado do bom trabalho que damos continuidade. A ação integrada é fator dessa vitória”, afirmou.

A secretária municipal de Saúde, Solange Oliveira, falou das ações realizadas periodicamente.

“A campanha é de intensificação de um trabalho já realizado o ano todo. Os locais atingidos são baseados no estudo que apontam os bairros com maior índice de infestação. Niterói apresenta um baixo número da doença, principalmente em relação a outros municípios, e isso é reflexo desse trabalho de rotina contra dengue. A campanha mobiliza a comunidade e atua com outros setores da prefeitura o que permite um resultado mais positivo. Esse é um primeiro momento de uma sequencia de ações”, declarou.

Os próximos locais da ação serão Grota, Preventório e Viçoso Jardim.

Participaram do evento a secretária municipal de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa, o secretário de Obras, Vicente Temperini, o presidente da Fundação Municipal de Educação, Henrique Antunes, o secretário de Participação Social, Anderson Pipico e o deputado Estadual, Waldeck Carneiro.

Campanha
A campanha tem como objetivo intensificar as ações de prevenção à doença em toda a cidade. O trabalho será realizado pela secretaria de Saúde em parceria com outras pastas, como a de Conservação e Serviços Públicos, Educação, Ciência e Tecnologia, Obras, além da Companhia de Limpeza Urbana de Niterói (Clin).
O Departamento de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses vai realizar mutirões intersetoriais, ações que acontecem todos os fins de semana em diferentes locais da cidade, reunindo agentes de endemias que fazem a visitação em residências, prevenindo e combatendo possíveis focos do mosquito da dengue.
Além disso, serão feitas atividades educativas nas escolas, em parceria com a Educação, transformando as crianças em multiplicadores dos conhecimentos sobre a prevenção à dengue, e trabalhos de conscientização em canteiros de obras, que costumam ter entulhos que podem acumular água, estaleiros e borracheiros. Outra medida importante é a participação dos funcionários da Seconser e da Clin promovendo ações de limpeza e capina.
Informe Águas de Niterói
Prefeitura inicia nova etapa de instalação de mobi...