Niterói ganha calendário botânico

Foi lançado o calendário botânico realizado por meio de uma parceria entre a SMARHS e a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconser).

O projeto traz com destaque todos os dias comemorativos migrados do site do Ministério do Meio Ambiente para visibilidade da questão ambiental.

“A parceria entre as secretarias tem sido muito importante no desenvolvimento de diferentes trabalhos. Essa integração tem trazido resultados muitos positivos”, pontuou a secretária municipal de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa.

Além disso, a cidade de Niterói passou a contar com um guia botânico. A publicação, é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS), e traz 81 espécies botânicas catalogadas em todas as regiões do município, apresentando nome científico, nome popular, mapa de localização e utilidades, entre outras informações.

O guia foi elaborado por técnicos da SMARHS com o auxílio de colaboradores que doaram gravuras botânicas e fotografias para a produção do material. A população também participou da elaboração do guia através da indicação de árvores notáveis da cidade por meio de hashtags nas redes sociais e envio de fotos para o e-mail do projeto, que teve início em 2017.

“Primeiro, criamos um atlas de 100 páginas, que reúne imagens dos variados ecossistemas da cidade, agora temos o guia botânico, que traz um conceito de ecologia urbana, e teremos ainda o guia de trilhas”, contou o secretário municipal de Meio Ambiente, Eurico Toledo, ressaltando que a publicação será distribuída também nos Cetros de Atendimento ao Turista (CATs).

A primeira edição do guia conta, ainda, com texto do professor Fábio Scarano, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e a revisão do presidente da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana, Flávio Teles. A publicação também teve a parceria do Iclei (Governos Locais pela Sustentabilidade). O livro já foi cadastrado na Biblioteca Nacional com a ajuda da Fundação de Arte de Niterói (FAN) e será doado para bibliotecas das escolas de Niterói e contará com um cronograma de entrega que inclui atividades de plantios nas unidades.

Vestiário de praça em Maria Paula recebe pintura
Estrada Velha de Maricá, Maria Paula, Piratininga,...