Os moradores da Ilha da Conceição vão ter 100% de água e esgoto tratados até o fim deste ano. A afirmação foi feita pelo prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, e pelo superintendente da Águas de Niterói, Nelson Gomes, durante reunião na sede da prefeitura móvel no bairro.
Até o fim de 2014, a concessionária concluirá 13 quilômetros de redes coletoras de esgoto, beneficiando os cerca de 12 mil moradores da região e mais aproximadamente 11 mil trabalhadores de estaleiros instalados no bairro. Também no mesmo prazo, a capacidade de fornecimento de água será ampliada em 50%, permitindo o fornecimento contínuo para o local.
O investimento total da concessionárias é de R$ 20 milhões, em redes coletoras, de fornecimento de água, elevatórias, segundo adianta Gomes.
“Com esse investimento, até dezembro deste ano a Ilha da Conceição vai contar com sistema de coleta e tratamento de esgoto que será tratado no Centro. Assim, atingiremos a meta de universalizar a água tratada e a coleta e tratamento de esgoto, o que vai melhorar as condições ambientais do entorno do bairro e da Baía de Guanabara, pois muitas casas da região ainda têm sistema de fossas e ligações irregulares nas redes de água pluvial.” Explica o prefeito.
“Graças à negociação entre o prefeito e o governo do estado, que permitiu aumento da vazão de água para a cidade, a distribuição de água para toda a cidade melhorou muito. Com essa segunda etapa da melhoria dessa vazão, agora a Ilha da Conceição não terá qualquer problema de abastecimento”, antecipa Nelson Gomes.
Na reunião, também foi anunciado o recapeamento da Rua Mario Trilha e a Rua Nossa Senhora da Conceição, além de uma importante via de acesso ao morro do M.I.C. De acordo com o prefeito, serão investidos nesse projeto de recapeamento cerca de R$ 700 mil em recursos do município.
“São obras importantíssimas para o bairro e a cidade, que vão melhorar muito a vida dos moradores e dos trabalhadores dessa região”, comemora o secretário de Indústria Naval, Milton Cal.