AUDIÊNCIA NA SEDIC TENTA SUPERAR IMPASSE NA GREVE DOS GARIS DE NITERÓI

Depois de audiência de conciliação na Seção Especializada em Dissídios Coletivos (Sedic) do TRT/RJ no início da tarde desta segunda-feira (24/3), a Companhia Municipal de Limpeza Urbana de Niterói (Clin) e o sindicato que representa os garis do município se comprometeram a adotar medidas para superar o impasse a que chegou a paralisação, deflagrada na quinta-feira (20/3). Hoje, a principal discordância gira em torno da reivindicação de equiparação dos vencimentos (atualmente, no valor de R$ 694,00) ao piso estadual da categoria, de R$ 874,00.

Ainda na tarde desta segunda-feira, as partes voltarão a se reunir no Ministério Público do Trabalho (MPT) para tentar pôr fim ao movimento paredista. No TRT/RJ, durante a audiência presidida pela desembargadora Maria das Graças Cabral Viegas Paranhos, vice-presidente do Regional fluminense, os diretores do Sindicato dos Trabalhadores em Asseio e Conservação e Limpeza Urbana do Município de Niterói (Sintacluns) aceitaram levar para votação em assembleia a proposta de retornar imediatamente ao trabalho até a realização de novo encontro na Sedic, na próxima segunda-feira (31/3).

Em contrapartida, até lá representantes do Município de Niterói buscarão uma solução orçamentária que permita conceder o mais rápido possível o reajuste para equiparar a remuneração ao piso estadual. Segundo eles, hoje o principal obstáculo a esse aumento seria o fato de a nova direção da Clin ter herdado dívidas em torno de R$ 50 milhões da administração passada. Além da presidente da Clin, Claúdia de Oliveira Neves Saraiva, a representação da Prefeitura de Niterói contou com o procurador do município, Carlos Raposo, os secretários municipais de Fazenda, Cesar Augusto Barbieiro, Planejamento, Modernização da Gestão e Controle, Patricia Audi, e a secretária executiva do município, Maria Célia Vasconcellos.

Fonte:
Limpeza e manutenção no Túnel Ângela Fernandes
Audiência no Tribunal Regional do Trabalho põe fim...