Beleza escondida do Horto de Itaipu na Região Oceânica de Niterói

O Horto de Itaipu é destaque em  matéria do jornal O Fluminense do dia 26 de abril.

Reaberto ao público, espaço se tornou ponto de encontro para adultos e crianças realizarem diversas atividades, mas ainda é pouco conhecido entre moradores da cidade
O Horto de Itaipu, ainda pouco conhecido pelos moradores de Niterói, tem atraído o olhar de muitas pessoas que admiram a natureza e buscam lazer na região. Uma pista de caminhada, lago e aula de ginástica para a terceira idade são algumas das opções de lazer que chamam a atenção dos visitantes.
Com uma área de 46 mil metros quadrados, o local é utilizado também como um espaço voltado para o plantio de mudas, que serão aproveitadas na conservação da flora da cidade, como explicou o paisagista Deni Perenha, de 54 anos.
“No local, reproduzo mudas que poderão ser utilizadas para o paisagismo da cidade. No entanto, cada planta tem a sua particularidade. Algumas não podem pegar sol. Outras já podem, mas necessitam de um certo cuidado”, explica Deni.
Apesar de ainda não existir uma área reservada com brinquedos, as crianças não se intimidam. Fazem apostas de corrida em todo o Horto, andam de bicicleta e participam da caminhada junto com os pais, como é o caso dos primos Maria Eduarda Diógenes e João Henrique Barbosa, de 8 anos.
“A gente sempre vem aqui. Como o espaço é grande, adoramos apostar corrida. Marcamos um ponto no Horto e quem chegar primeiro é o vencedor. A gente repete essa brincadeira várias vezes, até cansarmos. É bem divertido”, diz Maria Eduarda.
Eles comentam ainda que as mães ajudam na organização e ornamentação das mudas no Horto. “Minha mãe planta algumas mudas no parque para o lugar ficar mais bonito”, diz João.
Segundo a prefeitura de Niterói, na antiga gestão o Horto era fechado ao público. Já na atual gestão foi construída uma pista de caminhada e aberto espaço para o projeto Gugu, voltado para a terceira idade. Ainda este ano serão construídos dois banheiros no local (um masculino e um feminino).
Atividade – As aulas de ginástica do projeto Gugu, voltadas para a terceira idade, são ministradas de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 09h30. O Horto é aberto para visitação de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, na Rua Doutor Pálvaro da Silva, em Itaipu.
Plantio de mudas
Diferente do Horto do Barreto e Fonseca, o que chama atenção das pessoas que visitam o Horto de Itaipu é a natureza exuberante. O local arborizado, com diferentes espécies de plantas faz do espaço um ambiente tranquilo e aconchegante. As mudas abastecem não apenas o Horto, como também canteiros, jardineiras e parques de toda a cidade.
O paisagista Deni Perenha comenta que o Horto é dividido em setores para cada tipo de planta. “Organizamos a produção do Horto. Existem espaços para as plantas nativas da mata Atlântica, além das palmeiras imperiais. Elas estão espalhadas em todo o parque dando um melhor aspecto paisagístico”, diz.
No local, há uma área para plantio de mudas, que são aproveitadas na conservação da flora niteroiense. Um grupo de cinco mulheres tem o papel de cuidar das mudas, plantando e preservando o bem-estar de cada uma.
“Há muitos canteiros, as produções das mudas são muito importantes para a cidade. Admiro o trabalho que eu faço aqui. Organizamos cada um delas, limpamos e cuidamos com o maior carinho”, diz Margarida Paulina da Paixão, de 62 anos.
Segundo relatos, três anos atrás o espaço era esquecido. Mas o que dava indícios de abandono foi transformado como ponto de encontro entre famílias e amigos. Hoje, compreende um espaço com bancos para as pessoas sentarem, projetos da terceira idade e espaços para caminhadas.
“Depois que fizeram a revitalização do Horto em 2013, junto com as atividades que desenvolveram aqui, a comunidade teve um local para aproveitar, relaxar e sair com as crianças. É uma pena que ele [Horto] ainda não seja tão conhecido”, lamenta Lindalva Ramos, de 59.
Projeto Gugu – Para quem gosta de se exercitar e fazer uma atividade física, o projeto Gugu é referência no Horto. Com cerca de 15 alunos, o modo que eles encontraram para cuidar da saúde foi através da dança. Por meio da música, eles dançam e liberam a energia durante uma hora. As aulas são ministradas de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 9h30. Quem quiser participar, basta comparecer ao local e fazer a inscrição.
De acordo com Deni, apesar das aulas começarem a partir das 8h30, algumas pessoas se encontram mais cedo, a partir das 7h.
“Como o Horto é aberto nesse horário, algumas pessoas aproveitam e chegam mais cedo para ficar conversando e contemplando a natureza. E, às vezes, quando as aulas começam, apesar de ter um horário fixo de uma hora, eles se empolgam e passam do horário. É bem divertido”, ressalta.
FONTE: JORNAL O FLUMINENSE
Link da matéria: http://www.ofluminense.com.br/editorias/cidades/beleza-escondida-do-horto-de-itaipu
Poda em Matapaca, São Francisco e Piratininga
Limpeza e manutenção da rede, em Itaipu