Administrações Regionais passam a usar Colab para agilizar serviços

colab

A Prefeitura de Niterói incluiu, há poucos dias, todas as 16 administrações regionais na plataforma digital Colab que permite encaminhar 100% das demandas recebidas de forma eletrônica, o que evita abertura de processos e envio de papéis às secretarias municipais. Nesse curto período, a plataforma já recebeu quase 1.400 demandas vindas das regionais.

A Secretária de Governo, Rubia Secundino, ressalta que esse é mais um passo que a prefeitura está dando para desburocratizar os serviços.

“As Administrações Regionais são nossos canais diretos com a população. Eles estão na ponta e atendem às demandas dos niteroienses. Com o uso da plataforma, vamos evitar abertura de processos para trâmites aos serviços internos. No fim, o acesso aos serviços pelo Colab vai agilizar o processo, reduzir tempo e recurso gasto com papel”, destacou a secretária.

Prestes a completar sete anos sendo utilizada na Prefeitura, a plataforma Colab é uma ferramenta de gestão e instrumento de participação social, onde o usuário cadastra uma demanda e o órgão oficial responsável responde. Além disso, também é responsável por apontar os desejos da população por meio das Consultas Públicas, onde o cidadão pode opinar sobre as principais questões que envolve a cidade. Com as regionais, ele será responsável pela comunicação direta com os órgãos internos.

Fernando Stern, coordenador de comunicação digital e relacionamento com o cidadão do município, explica como a plataforma de participação popular pode auxiliar na gestão pública também nos trâmites internos. O coordenador ressalta que a iniciativa amplia uma estratégia que vem sendo construída há alguns anos, com diversas ações desenvolvidas para facilitar a colaboração entre a gestão pública e os cidadãos. Ele destaca ainda que a Prefeitura de Niterói prioriza o relacionamento com as pessoas de forma simples e ágil em diversas plataformas e redes sociais, mas sabe da importância do atendimento presencial.

“A Prefeitura de Niterói entende a importância do atendimento presencial feito pelas regionais que passaram, a partir de agora, a encaminhar demandas de forma muito mais ágil e sem burocracia. Isso nos ajuda a construir uma relação direta com o cidadão que sente que tem espaço e pode ser ouvido. Dessa forma as políticas públicas acabam tendo mais respaldo”, disse o coordenador.

O Colab tem hoje mais de 133 mil usuários cadastrados e uma taxa de resolubilidade de 85% das mais de 88 mil demandas apresentadas. O acesso pode ser feito pelo site https://www.colab.re/ ou pelo app que pode ser baixado pelas lojas da Android ou da Apple. Fernando reforça que entre os princípios da Política de Atendimento destacam-se o foco no cidadão, um governo integrado e digital, transparência, inovação, acessibilidade e inclusão digital, participação social e valorização dos atendentes.

As Administrações Regionais são órgãos criados para estabelecer um contato entre o poder público e as demandas dos bairros e dos moradores e atuam em parceria com as secretarias municipais. As regionais também auxiliam no cuidado de espaços públicos, como praças e parques.

Na ponta do serviço, o administrador da Regional Oceânica, Rubens Branquinho, analisa como a plataforma vai colaborar no atendimento ao cidadão.

"As regionais começaram a utilizar o Colab para auxiliar e agilizar as ações. A população vai continuar acessando a equipe pelos canais já existentes como e-mail, WhatsApp ou na sede da regional. O que muda é que estamos usando a plataforma para acionar os órgãos da Prefeitura e evitamos a burocracia de abertura de processos e reduzimos o uso do papel".

A Prefeitura Municipal de Niterói possui Administrações Regionais em diversos bairros da cidade como Região Oceânica, Sapê, Badu, Matapaca, Itaipu, Engenho do Mato, Rio do Ouro, Largo da Batalha, Jurujuba, São Francisco, Icaraí, Cubango, Santa Rosa, Vital Brasil, Ingá, Engenhoca, Ilha da Conceição, Fonseca, Barreto, Ponto Cem Réis, Centro e Ponta da Areia.

AÇÕES REGIÃO OCEÂNICA 18/11/2021
Ações de Praças e Jardins nos últimos dias