A Prefeitura de Niterói iniciou hoje, 16 de março, um período de testes com o protótipo de uma rampa de acessibilidade pré-fabricada. O modelo, que será instalado na rua da Conceição, no Centro, em frente a Secretaria de Fazenda, vai passar por avaliação da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos e a Secretaria de Acessibilidade e Cidadania.
" Observamos a instalação, como é feito o transporte das peças, manuseio, e vamos analisar a sua conservação. O objetivo é comparar se o modelo pré-fabricado é mais barato e nos proporciona mais agilidade na manutenção do que a execução da rampa, que é o que fazemos atualmente", explicou a secretária de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa, que disse ter escolhido a Rua da Conceição por ser muito movimentada.
A rampa é feita de concreto pré-moldado, tem 12 cm de altura e 8% de caimento, mas as medidas podem ser ajustadas aos diferentes tipos de calçada. Oprotótipo, que foi cedido à Prefeitura por uma empresa particular, está dentro do padrão nacional de acessibilidade, regulamentado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).