Notícias

By accepting you will be accessing a service provided by a third-party external to https://www.seconser.niteroi.rj.gov.br/

Prefeitura revitaliza áreas degradas da zona norte da cidade





































A Prefeitura de Niterói está elaborando projetos para revitalizar duas áreas degradadas da cidade: a Riodades, no Fonseca, no local onde existia o antigo prédio conhecido como esqueleto, que foi implodido em novembro, e o Horto Botânico do Fonseca. As duas obras terão início ainda neste semestre.

 
Na Riodades, será construída uma praça com lazer para crianças, jovens e adultos. Com aproximadamente 1.200m², o local contará com academia para terceira idade, pista de skate, playground com brinquedos infantis, aparelhos para acessibilidade além de áreas de jardim. O projeto está em fase de licitação.

 
 
Além da praça da Riodades, um acordo de co-gestão firmado entre a Prefeitura de Niterói e o governo do Estado possibilitará que o município revitalize o Horto Botânico do Fonseca, num projeto integrado das secretarias de Meio-Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Conservação e Serviços Públicos, além da Emusa (Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento, que já preparou o projeto de reforma e revitalização do espaço.

 
O Horto do Fonseca terá uma área de lazer com aproximadamente 8 mil m² , que contará com um parcão (área para cães), pista de skate, patins, academia para 3ª idade, brinquedos infantis, pista de caminhada, áreas de estar, banheiros, bicicletários, quiosques para lanche, além da reforma do coreto. Esta área também vai abrigar a sede do Parnit.

 
O espaço terá uma área de 2.500 m² direcionada para atividades culturais.  Contará com um anfiteatro, um espaço para feira de artesanato, playground, bicicletários, banheiros e quiosques. Ao lado, haverá uma quadra poliesportiva coberta com arquibancada, vestiários e banheiros, com guarita, aparelhos de ginástica, bicicletário e playground.

 
A Prefeitura fará também a reforma da sede da Guarda Ambiental e Escoteiros, a reforma e ampliação da rede superficial de drenagem além da construção de um Centro de Controle Populacional de Animais Domésticos.

 
"Durante décadas, o esqueleto da Riodades prejudicou a qualidade urbana e de vida desta região do Fonseca. Com esse projeto de implantação de uma praça equipada e de um espaço de convivência, vamos dar mais qualidade a essa região. Lembro do Horto na minha infância no Fonseca. Infelizmente ficou abandonado durante anos. Pedi a cessão da área ao Estado, e com esse projeto de expressivo investimento, o local se transformará na maior e melhor área de lazer da região Norte, carente de equipamentos públicos", afirma o prefeito.
Aprovada em primeira discussão Lei de Diretrizes d...
Horto do Barreto terá programação em homenagem ao ...