Prefeitura e Águas de Niterói inauguram ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto de Itaipu

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, o superintendente da concessionária Águas de Niterói, Nelson Gomes, e o diretor-presidente do Grupo Águas do Brasil, Cláudio Abduche, inauguraram na manhã desta terça-feira (21/10), a ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Itaipu, na Região Oceânica.

Estão sendo investidos R$ 15 milhões. Com a ampliação, a vazão média de tratamento de esgoto da estação passará de 80 litros por segundo atualmente para 160 litros por segundo.

O tratamento será terciário o que permite que os efluentes sejam reutilizados para fins industriais, limpeza de vias públicas ou rega de jardins. A ETE Itaipu atende, além de Itaipu, os bairros de Itacoatiara e Engenho do Mato.

O prefeito de Niterói destacou a importância da parceria entre a municipalidade e o setor privado.

"É uma grande conquista para a cidade. São 15 milhões de investimentos nesta ampliação da ETE Itaipu. Isso só é possível graças a essa integração da Prefeitura com os governos federal, estadual e o setor privado. No ano passado, em razão da parceria com o Estado, conseguimos aumentar a vazão de água para Niterói em 40%, um pleito de 15 anos. Com a ampliação do abastecimento para Niterói, a Prefeitura incentivou a concessionária Águas de Niterói a realizar os investimentos que precisava fazer. Niterói vai ser a primeira cidade da região metropolitana do Rio e a primeira do Brasil com mais de 500 mil habitantes a ter 100% de água tratada e distribuída e 100% de esgoto coletado e tratado até 2017 . Isso significa mais saúde porque boa parte das doenças são provenientes da falta de água tratada e saneamento. Significa também mais qualidade de vida e de preservação do meio ambiente porque conseguimos recuperar nossos rios, lagoas e praias", afirmou.

Rodrigo Neves destacou outros investimentos feitos em parceria com a Águas de Niterói como as adutoras de São Francisco, Jurujuba, Preventório e Pendotiba e outros que estão por vir, como as ETEs de Maria Paula, Badu e Sapê, na região de Pendotiba, e a ampliação da ETE Camboinhas. Segundo ele, a Prefeitura tem disponibilizado as licenças e as áreas para que a concessionária realize os investimentos.

Nelson Gomes explicou que a ETE de Itaipu utiliza uma nova tecnologia, originária da USP (Universidade de São Paulo), que passou por um projeto piloto antes de ser empregada.

Essa tecnologia, segundo o superintendente da Águas de Niterói, permitiu duplicar a capacidade de tratamento da estação sem grandes intervenções de aumento do espaço físico. De acordo com ele, uma parte das intervenções ocorreu dentro dos próprios tanques existentes, que tiveram as instalações e equipamentos antigos substituídas por novas tecnologias.

Nelson Gomes explicou ainda que, em uma fase preliminar, o esgoto bruto, como areia, pedaços de madeira e gordura, são devidamente eliminados.

"Com essa ampliação, estamos nos antecipando ao crescimento da Região Oceânica, que está sendo impulsionado pelos investimentos feitos pela Prefeitura, tais como pavimentação e drenagem de ruas, o túnel da TransOceânica e todos os investimentos que ocorrerão devido a essas obras ", afirmou.

Rodrigo Neves e Nelson Gomes pediram a conscientização da população da Região Oceânica para que conectem suas residências à rede coletora de esgoto, através do ramal de esgoto disponibilizado para cada imóvel.

Participaram também da inauguração vários secretários municipais e vereadores.
Vac- all na Região Oceânica
Parques e Jardins realizou limpezas em Piratinga