Avaliar e acompanhar os serviços do governo municipal, além de propor soluções para a cidade. Este é o objetivo da rede social Colab.re, que a partir desta segunda-feira (17/11) passa ser utilizada oficialmente pela Prefeitura de Niterói. A parceria, celebrada no auditório do 9° andar da Prefeitura com a presença do prefeito Rodrigo Neves, das secretárias de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa, Executiva, Maria Célia Vasconcellos, e Planejamento, Gestão e Controle, Patrícia Audi, o coordenador de Comunicação Digital, Fernando Stern, além do cofundador do aplicativo, Paulo Pandolfi, fez de Niterói a primeira cidade do Estado a participar da plataforma.
"O Colab é uma solução interessante de integração e diálogo entre população e governo. É mais uma ferramenta no sentido de aproximar a Prefeitura dos cidadãos, o que vem de encontro as políticas que a nossa gestão vem promovendo, como o Niterói Que Queremos, a Lei da Transparência e a Prefeitura Móvel, entre outras", comentou o prefeito Rodrigo Neves.
A plataforma permite aos usuários fiscalizar e colaborar para a solução de problemas da cidade, como lâmpada queimada, buracos nas ruas, ou infrações no trânsito, entre outras categorias já pré-disponíveis na rede social. Além disso, os cidadãos também podem enviar sugestões ou avaliações sobre a cidade. Já para a equipe de monitoramento da Prefeitura, a plataforma gera estatísticas e georreferenciamento das publicações, além de acompanhamento direto das postagens.
"A vantagem do Colab é que ele permite um feedback imediato aos usuários e gera automaticamente um balanço das publicações. Com isso, podemos mensurar as ações que são feitas através dele e do que é atendido", explicou a secretária de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa, pasta que é responsável por 70% das categorias da ferramenta.
Para o cofundador do aplicativo, Paulo Pandolfi, a participação da gestão municipal possibilita uma comunicação transparente com a população.
"O Colab é uma plataforma que traz benefícios tanto para a população, quanto para a Prefeitura, que tem a oportunidade de esclarecer as responsabilidades do governo e suas ações", disse Paulo
A parceria foi realizada através de contrato de cooperação, sem custos para o município, Desta forma, o Colab.re se junta às mídias sociais já utilizadas pelo governo, como Facebook, Instagram e Twitter.
Colab
Para utilizar a ferramenta digital, basta acessar o site colab.re/Niteroi, ou baixar o aplicativo em um smartphone (disponível para IOS e Android). Em uma espécie de linha do tempo aos moldes do Facebook, visível na página inicial, o usuário pode publicar fotos das situações relatadas, com o endereço. Além disso, é possível visualizar todas as postagens de usuários da cidade, apoiá-las ou comentá-las. Assim como na rede social de Mark Zuckerberg, os usuários que interagirem em um post, recebem notificações de seu andamento. Outro benefício do aplicativo é que ele disponibiliza para os usuários relatórios das postagens feitas na cidade. Clicando no nome do município, é possível ver qual categoria tem o maior número de publicações, a faixa etária dos usuários ou seu gênero.
Desenvolvida por cinco sócios de Pernambuco, Paulo Pandolfi, Josemando Sobral, Bruno Aracaty, Vitor Guedes e Gustavo Maia, e lançada em março de 2013, a rede social foi eleita, no ano passado, como melhor aplicativo urbano do mundo e coleciona prêmios nacionais e internacionais. O Colab pode ser utilizado tanto pelo computador, quanto pelo smartphone, sendo vinculado a conta do Facebook.