Notícias

By accepting you will be accessing a service provided by a third-party external to https://www.seconser.niteroi.rj.gov.br/

Prefeito visita obras da ETE de Maria Paula





































Prefeito visita obras da ETE de Maria Paula

Secretária Dayse Monassa também vistoriou obra, que tem previsão de ser inaugurada ainda este ano.

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, visitou na manhã desta terça-feira (25/8) as obras de construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Maria Paula, na região de Pendotiba. Acompanhado da secretária de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa, e de engenheiros da concessionária Águas de Niterói, o prefeito viu o andamento da construção, que será inaugurado entre o final de novembro e início de dezembro.

 
A ETE inicialmente vai tratar 35 litros por segundo de esgoto, mas terá capacidade ampliada para 60 l/s. Futuramente, serão construídos outros dois módulos e a estação poderá tratar até 180 l/s.

 
A ETE Maria Paula vai beneficiar cerca de 50 mil pessoas que vivem no entorno. Ela integra um sistema que possui também 60 quilômetros de rede,  20 quilômetros de recalques e 20 elevatórias. O investimento total é de R$ 50 milhões.

 
O prefeito Rodrigo Neves afirmou que a nova estação de esgoto é uma parceria entre a administração municipal e a concessionária Águas de Niterói e destaca os investimentos feitos nestes últimos dois anos.

 
"Nestes dois anos meio de parceria, nós dobramos a capacidade da estação de tratamento de esgoto de Itaipu. Fizemos as adutoras de São Francisco, Charitas, Preventório e Jurujuba. Conseguimos entregar também, através da ação com a Águas de Niterói, o reservatório de Pendotiba e o novo reservatório da Região Oceânica, com três milhões de litros de água cada, ou seja. Conseguimos chegar a 100% de abastecimento de água e até 2016/2017 a 100% das redes de coleta e tratamento de esgoto em Niterói", explicou.

 
O chefe do Executivo municipal afirmou que Niterói será a primeira cidade em saneamento no Brasil.

 
"Já somos a primeira cidade do Rio de Janeiro, com índice muito acima da média do Estado e do Brasil, que tem uma média de coleta e  tratamento de  35%. Nós estamos chegando a 96%. Com essa nova estação, 98%. E até final 2018 com as ETEs de Sapê e Badu, teremos 100% de esgoto tratado", declarou.

 
Rodrigo Neves falou ainda que todo o sistema de manutenção de rega dos  canteiros e jardins da cidade, são feitos com água de reuso.

 
"Esgoto tratado hoje é utilizado para regar todas as praças e canteiros da cidade. Isso é muito importante porque a cidade ganha com a manutenção dos canteiros, com a economia de água. E ganha o meio ambiente também porque esgoto tratado vira água de reuso", disse.

 
O prefeito afirmou que a ETE Maria Paula tem tudo a ver com o planejamento estruturado pela  municipalidade para a região de Pendotiba.

 
"Nós queremos um desenvolvimento sustentável para a região. Estamos com o Plano Urbanístico para Pendotiba, que vai mais que duplicar o número de áreas preservadas e ordenar o crescimento", acrescentou.
Podas em diversos bairros de Niterói
Equipe de Podas da Ampla - 22/08

Notícias relacionadas