Nota sobre as chuvas de 29/02

Segundo a Defesa Civil, no momento a cidade está em estágio de atenção. As equipes da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) e Companhia de Limpeza de Niterói (CLIN) estão atuando em vários bairros da cidade desde a tarde de segunda-feira (29/02). Segundo a Defesa Civil, a cidade chegou a registrar índices pluviométricos de 140,37mm, superando a estimativa para todo o mês e quase três vezes mais que o índice de nove dias atrás (20/02), quando foram registrados 58mm.
Foram registrados alagamentos em pontos críticos que na maioria dos casos escoaram com rapidez mesmo diante da maré cheia.
A Prefeitura está mobilizada na desobstrução de bueiros, retirada de entulhos e de árvores que caíram em função dos fortes ventos.
O Caminhão Vac all (utilizado para limpeza e desobstrução) percorreu nesta madrugada diversos bairros incluindo, Centro, Santa Rosa, Icaraí e Região Oceânica atuando em locais mais críticos.
Todas as equipes permanecerão nas ruas no processo de limpeza da cidade. Como em outros temporais, os transtornos provocados ao sistema de escoamento pelos sacos de lixo levados pela força das águas ficaram evidentes.
Mais uma vez, a CLIN lança o apelo para que, em caso de chuva, a fim de evitar que bueiros fiquem entupidos, os moradores obedeçam aos horários alternativos de colocação de sacos de lixo na calçada. Nas chuvas de nove dias atrás, a quantidade de lixo removido pela companhia de limpeza chegou a cem toneladas.
Foi o mês de fevereiro mais chuvoso desde 2008, registrado no município de Niterói.
Até o momento não existem registros de desabrigados na cidade.
Devido às chuvas torrenciais, foi acionado, de forma preventiva, o Sistema de Alerta e Alarme em quatro comunidades da cidade. As sirenes foram acionadas no Preventório, em Charitas, e do Estado, no Centro, às 16h35 e às 17h15, respectivamente. Também soaram as instaladas nas localidades do Viçoso Jardim e Coronel Leôncio às 17h49. No entanto, não houve registro de ocorrências graves até o momento.
Nota sobre as chuvas de 29/02
Seconser realiza transplantio de amendoeira