Fazendinha, no Sapê, recebe as primeiras ações dos programas Niterói + Verde e Morar Melhor

A Prefeitura de Niterói deu início, na manhã desta terça-feira (09/12), na localidade da Fazendinha, no Sapê, a uma série de ações dos programas Niterói + Verde e Morar Melhor, que contemplam a preservação de áreas de interesse ambiental no município e promover melhores condições de moradia à população. O objetivo da intervenção da Prefeitura é coibir o desmatamento da região a partir de construções irregulares, que acabam causando a vulnerabilidade das encostas.

Funcionários de várias secretarias da Prefeitura  participaram da ação, que contou com fiscais de postura e das secretarias de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SMARHS) e Urbanismo e Mobilidade, além de agentes da Guarda Ambiental, NitTrans e Assistência Social e Direitos Humanos. Os servidores chegaram à comunidade por volta das 8h e se dividiram em seis grupos, para a ação de mapeamento da área e cadastro das famílias residentes no polígono delimitado como área de interesse ambiental. Toda a operação foi acompanhada pelos moradores da Fazendinha.

Além da Fazendinha, outras localidades também serão beneficiadas com o Programa Niterói + Verde, num trabalho contínuo. Para o vice-prefeito, Axel Grael, além de ser uma demanda dos moradores, a Fazendinha é um local simbólico, porque representa um dos poucos pontos da cidade onde ainda se encontra uma extensa área de Mata Atlântica.

“É uma área com características especiais, com a presença de sítios e importantes remanescentes de Mata Atlântica. A Prefeitura não permitirá que o crescimento urbano desordenado descaracterize essa região”, declarou o vice-prefeito.

Os moradores das casas que se encontram próximo à área de interesse ambiental foram notificados e alguns deles tiveram a obra embargada. A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos fez um cadastro de moradores, um dos primeiros da comunidade. Ao todo 39 famílias foram cadastradas.

Um relatório do diagnóstico da área deve ser concluído entre dez e quinze dias. A partir daí, será realizada uma nova reunião com os moradores locais para apresentar o projeto de melhoria e preservação da região para a comunidade. A partir dos dados levantados, a Prefeitura dará soluções caso a caso.

“Com esse mapeamento das zonas de interesse ambiental, faremos uma marcação na mata para instalar o limite para construção. Medidas como essa colaboram para manter a mata e também evitar mais um ponto de área de risco de deslizamento de encosta no município”, comentou o Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Niterói, Daniel Marques.

Limpeza e desobstrução de rio
Na operação, equipes da Secretarias de Conservação e Serviço Público (Seconser) e da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin), iniciaram o trabalho de limpeza e desobstrução do rio que corta a localidade. Uma carcaça de automóvel foi desmontada e levada para o depósito  com autorização dos proprietários. Durante a visita dos agentes municipais, foram constatados vários cortes e supressão de árvores e mata.

A Prefeitura de Niterói já identificou que o local é uma área de expansão informal, localizada próxima a Estrada Washington Luis, com aproximadamente 8167 metros quadrados. A comunidade da Fazendinha abrange uma área de 15,6 hectares. Os dados foram levantados graças à geoprocessamento com base em imagens de sensoriamento remoto e à elaboração do cadastro multifinalitário (ferramenta para o gerenciamento de informações fundiárias) de todo o território municipal, desenvolvidos com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A ação na Fazendinha também está sendo acompanhada pela Procuradoria Geral do Município e contou com o apoio do 12 Batalhão da Polícia Militar e Delegacia de Proteção ao Meio Ambienta (DPMA).
Conservação do calçadão de Piratininga
Instalação de biciletário no MAC