Empossados os Novos Garis de Niterói Aprovados em Concurso Público

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, participou nesta quarta-feira (6.5) da cerimônia de posse dos novos servidores da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin), aprovados no concurso público realizado em janeiro deste ano. Tomaram posse 33 garis, um operador de roçadeira e um auxiliar de enfermagem do trabalho.
Participaram do processo seletivo 1.100 candidatos para preenchimento das 155 vagas oferecidas, além de formação de cadastro de reserva. Foram aprovados 92 dos 1.013 inscritos para o cargo de gari.
Rodrigo Neves ressaltou que a prefeitura está contratando pessoal porque não foi afetada pela crise como outros municípios, o estado e o governo federal.
“Estou muito feliz em estar aqui recebendo esses novos servidores. Muitas prefeituras estão vivendo dificuldades em função da crise, inclusive demitindo funcionários. Nós preparamos a nossa cidade pra um novo ciclo de desenvolvimento e para fazer essa travessia do difícil ano de 2015. Apesar de todas as dificuldades, a prefeitura não está sentindo tanto a crise que estamos vivendo no estado e em nível nacional. Portanto, estamos contratando novos garis”, disse.
Neves acrescentou que os novos garis irão reforçar as ações de conservação e limpeza das ruas que receberam obras de infraestrutura do programa Bairro Melhor. “Nós estamos drenando e pavimentando dezenas de ruas na Região Oceânica. Em cada rua que você coloca asfalto, precisa de gente para fazer a varrição e a limpeza. Essa equipe que está chegando reforça as ações de conservação e limpeza de áreas muito específicas que receberam investimentos em infraestrutura, como por exemplo o Cafubá”, explicou.
O prefeito chamou a atenção para outro ponto que considera fundamental: o alto padrão de conservação e limpeza da cidade. “Não tenho dúvida que Niterói tem um padrão de conservação e limpeza muito acima da média das cidades da Região Metropolitana do Rio. A nossa meta é manter e elevar cada vez esse padrão, com o programa Niterói mais Cuidada, que integra as metas do Niterói que Queremos”.
Além da contratação de pessoal e do compromisso de manter e elevar o padrão de limpeza, há um terceiro aspecto importante destacado por Rodrigo Neves: cidade limpa não é a cidade em que mais se recolhe lixo e mais se varre,  mas onde as pessoas colocam o lixo no lixo. “É fundamental que cada cidadão colabore com a prefeitura na conservação e limpeza da cidade, que veja o horário correto da coleta e deposite corretamente o seu lixo para ser recolhido. Jogar lixo no lixo é um dever do cidadão”, afirmou o prefeito.
A presidente da CLIN, Cláudia Neves, destacou a importância das novas contratações para o município.
“Esta convocação é fundamental para renovarmos o nosso quadro de funcionários. A Clin é considerada por várias empresas de pesquisa como uma das melhores empresas prestadoras de serviços em nossa cidade. Os responsáveis por isso são nossos funcionários. Sei que o trabalho é intenso, mas extremamente necessário para mantermos nossa vida saudável e consequentemente uma cidade limpa. Estes novos funcionários são agora membros da grande família chamada CLIN”, disse.
Fotos: Bruno Eduardo Alves
Limpeza no Canteiro da Rótula de Itacoatiara