Notícias

By accepting you will be accessing a service provided by a third-party external to https://www.seconser.niteroi.rj.gov.br/

Campo de São Bento completa 113 anos e ganha Instagram e sala de sementes

campo-de-sao-bento-jpg

O Campo de São Bento, um dos mais tradicionais parques da cidade, completou 113 anos essa semana. Para marcar a data o parque apresenta novidades: a abertura da Sala de Sementes e o lançamento do Instagram do Campo (@campodesaobentooficial). 

"Com o Instagram publicaremos notícias sobre o parque, seu funcionamento no dia a dia, curiosidades e também contaremos sua história. A Sala de Sementes é um ponto de conhecimento sobre a arborização do parque, onde a população pode saber mais sobre as espécies e levar sementes pra casa. O Campo é um parque especial, que faz parte da memória afetiva de todo niteroiense e durante todo o ano trabalhamos, diariamente, para que o parque seja cada vez melhor para a população.", anunciou a secretária de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa. 
 
  O Instagram, que já está no ar, vai trazer atualizações diárias sobre os acontecimentos do parque com imagens, além de curiosidades, história e serviços oferecidos. Ele poderá ser acessado no seguinte endereço: @campodesaobentooficial.

Inaugurada na última terça-feira (21), a sala de sementes vai funcionar como uma espécie de posto avançado de educação ambiental dentro do Campo de São Bento. Nela, haverá acervo e doação de sementes (as pessoas poderão escolher) e contará com livros sobre a temática da arborização, além de placas de identificação das árvores.

'Essa sala foi criada para dar vida a um espaço que seria burocrático e vamos reverter isso com uma sala interativa. Uma das coisas que percebemos quando fazíamos o paisagismo era de que os usuários do campo tinham interesse em saber que árvore era essa, que semente era essa. Por isso montamos essa sala para que as pessoas tenham uma noção do que temos de diversidade de espécies', explicou o biólogo Alexandre Moraes, que acrescentou que a sala vai orientar também sobre plantios já que muitos deles são feitos em locais errados. 

Alexandre anunciou uma outra novidade. Ele está fazendo contato com um grupo de ornitologia (estudo das aves) para incrementar plantas frutíferas no campo e preservar a avifauna.  

Essas atrações se juntam a outras que o parque ganhou desde o ano passado como o novo paisagismo em que 54 canteiros receberam novas árvores, arbustos, plantas forrageiras e vegetações.  Espécies como hera roxa, íris amarela, singônio, grama amendoim, antúrio vermelho e erica roxa estão dando novo colorido e formato aos canteiros. Todo o paisagismo foi baseado em sua flora original e aprovado pelo Conselho de Cultura, sendo elaborado de acordo com as normas determinadas pelo Departamento de Preservação do Patrimônio Cultural (DePAC).

Outras iniciativas implementadas foram o ParCão, as placas identificando as árvores do campo em uma parceria entre a Seconser e a Secretaria do Meio Ambiente, o tour virtual com imagens a 360 graus do campo e em três dimensões, a entrega de novos banheiros e a reforma de outros três e a instalação de piso emborrachado no parquinho para crianças acima de cinco anos.  
Repaginada em várias praças e outras obras - 21 e ...
AÇÕES EQUIPES DE ARBORIZAÇÃO URBANA DIA 22/09/2021

Notícias relacionadas