Notícias

By accepting you will be accessing a service provided by a third-party external to https://www.seconser.niteroi.rj.gov.br/

Balanço das ações da Subsecretaria de Rios e Canais





































Em 11 meses de atuação, a Subsecretaria de Rios e Canais já contabiliza a limpeza de 72 rios e canais em diversos bairros da cidade. Com o objetivo de minimizar o impacto das chuvas e melhorar o escoamento da água, os serviços, que incluem a limpeza e manutenção das caixas de ralo, drenagem, ramais, caixas de areia, poços de visita, canaletas, valas e galerias de águas pluviais, já trazem benefícios para a população. Até novembro, foram retirados 26.420 m³ de material dos rios e canais, que variam entre lodo, terra e objetos como placas de carro e móveis.

O trabalho da subsecretaria é realizado cotidianamente e engloba desde a vistoria, até a manutenção de bueiros, ralos e valas, passando por sua limpeza. Desde outubro, todas as equipes estão concentradas na Operação Chuvas de Verão, visando minimizar o impacto das tempestades típicas da estação. Em três meses estão sendo limpos cerca de 35 km de rios. Além disso, através de parceria com a Nittrans, os funcionários da subsecretaria contam com duas motos para realizarem as vistorias, agilizando e facilitando seu deslocamento.

"Intensificamos as ações de microdrenagem nos pontos críticos do município. Desde o início de outubro, quatro caminhões Vac All (responsáveis pela limpeza de rios, caixas, redes e bocas de lobo) se revezam em locais onde o alagamento afeta o sistema viário da cidade, como a Rua Presidente Backer e o Ingá, dentre outros. Este é o primeiro ano da operação, mas ela será realizada ciclicamente, sempre antes do verão, que é a estação com mais tempestades e consequentemente enchentes", destacou a secretária Dayse Monassa.

 
 
Engenho do Mato recebe Patrol
Verão com mais água