Notícias

By accepting you will be accessing a service provided by a third-party external to https://www.seconser.niteroi.rj.gov.br/

Artista de Nova York transforma coletores de lixo em obras de arte





































A partir de amanhã, a Praia de Icaraí começará a receber novos coletores de resíduos recicláveis, transformados em obras de arte pelo grafiteiro Justin Phame. O artista americano foi convidado a dar um colorido especial em 22 coletores da cidade. Além de Icaraí, os equipamentos também serão instalados, nas próximas semanas, no Ingá, no Campo de São Bento, no Solar do Jambeiro, na Praça do Rink, em São Francisco e em Camboinhas.

— Depois de alguns grafites que eu fiz pela cidade, a prefeitura conheceu o meu trabalho e me convidou para pintar os coletores. Já fiz seis e estou pintando os outros. É diferente dos muros porque a superfície é cúbica e dá para brincar mais com as formas — conta o artista nova-iorquino, morador de Icaraí, que veio para o Brasil há um ano e meio aprender português e grafitar pelas ruas.

A intenção de dar um colorido especial ao mobiliário urbano vai além da questão estética. A Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) e da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) esperam que a iniciativa estimule a reciclagem.

—Esses coletores foram colocados há 14 anos e passaram a fazer parte da paisagem da cidade, ficaram invisíveis. As pessoas passavam e não notavam que eles estavam ali. Misturamos a leveza da arte com o incentivo à reciclagem, tornando os coletores um ponto de referência — explica a secretária de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa.

Para o gari Genário de Souza, os coletores continuarão colaborando para a separação dos resíduos recicláveis. A diferença, agora, é uma só:

— Vai ficar mais bonito!
O Globo Niterói -  28/09/2014 - Por Leonardo Sodré

 
(http://oglobo.globo.com/rio/bairros/artista-de-nova-york-transforma-coletores-de-lixo-em-obras-de-arte-14062160?topico=niteroi)
Conheça o projeto da TransOceânica
Construção de caixas no Boa Vista

Notícias relacionadas