Niterói foi reconhecida como "Cidade Árvore do Mundo" pela Fundação Dia da Árvore (Arbor Day) e pela FAO/ONU (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) pela quarta vez.
O certificado foi entregue a secretária Dayse Monassa durante o SImpósio Brasileiro de Árvores do Mundo que é realizado essa semana em João Pessoa, na Paraíba.
Este prestigioso título reconhece o compromisso de Niterói com a sustentabilidade, o planejamento urbano responsável e o cuidado com o meio ambiente. A cidade se destaca por suas políticas de proteção à Mata Atlântica, pela expansão do plantio de árvores urbanas e pela promoção da qualidade de vida
.O programa "Cidade Árvore do Mundo" reconhece cidades que demonstram compromisso com a manutenção e expansão de suas florestas urbanas. A conquista de Niterói destaca sua dedicação ao plantio e cuidado com as árvores, bem como ao planejamento, gestão e cuidado com suas florestas urbanas. A cidade implementou políticas que priorizam o meio ambiente, investiu fortemente em reflorestamento e alcançou acesso quase universal a água limpa e tratamento de esgoto.
Os principais aspectos do sucesso de Niterói incluem:56% do território da cidade é coberto por áreas verdes preservadas.
Mais de 150.000 mudas de árvores foram plantadas nos últimos anos.
Mais de 60.000 árvores estão catalogadas no Sistema de Informações Geográficas (SiGeo) da cidade.
A cidade utiliza o projeto Arboribus para monitorar a flora urbana, avaliando cada árvore com base em suas características e interação com o ambiente urbano.
.Niterói implementou um projeto significativo de reflorestamento.
A cidade tem se concentrado no plantio de espécies nativas da Mata Atlântica, como Pau-Brasil, Pau-Ferro e Sibipiruna.