By Seconser on Segunda, 19 Janeiro 2015
Category: Rios e Canais

Na próxima quarta-feira, 21, será inaugurada a rede coletora de esgoto da Ilha da Conceição





































Em uma parceria entre a Prefeitura de Niterói e a concessionária Águas de Niterói, será inaugurado no próximo dia 21, o sistema de coleta de esgoto sanitário da Ilha da Conceição. 
De acordo com a concessionária, foram implantados 8.914 metros de rede coletora e sete estações elevatórias de esgoto, que vão atender os mais de 5, 7 mil habitantes e 7 mil trabalhadores da indústria naval. 
Com o sistema implantado, os clientes podem iniciar as ligações à rede coletora. Todo o esgoto coletado na Ilha Conceição será tratado na Estação de Tratamento de Toque-Toque, no Centro da cidade.    
A secretária de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa, destaca a importância da iniciativa.
“Com os investimentos da Prefeitura, em parceria com a concessionária, vamos conseguir beneficiar os moradores da Ilha da Conceição, com o sistema de esgotamento sanitário. É uma obra importantíssima para a região. Em breve, Niterói será uma das pioneiras em ter 100% do tratamento de esgoto no país”, salientou.
O secretário de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Daniel Marques, políticas de saneamento geram impactos positivos em vários aspectos.
“Eu não tenho dúvida de que uma das maiores políticas públicas de qualquer cidade é o saneamento. Cada R$ 1 investido na captação e tratamento de esgoto gera economia de R$ 4 na saúde e evita poluição direta do solo, rios e nascentes”, disse.
O diretor da Águas de Niterói, Nelson Gomes, pede a colaboração da população.
“Todos os moradores receberão um informativo explicando os procedimentos de como interligar suas instalações de esgoto ao ramal disponibilizado na testada do imóvel. Somente com a participação de todos, poderemos eliminar os lançamentos de esgoto no sistema de águas pluviais e, consequentemente, na Baía de Guanabara”, explicou.