By Mario Hugo on Quinta, 01 Mai 2025
Category: Sua Cidade

Maior pomar urbano do Brasil em Niterói faz parte do projeto Fruta no Pé

O maior pomar urbano do Brasil que está sendo produzido no Parque Orla de Piratininga (POP), na Região Oceânica, faz parte do projeto Fruta no Pé.

Um projeto que une sustentabilidade, alimentação saudável e contato direto com a natureza, transformando o cenário urbano e fazendo de Niterói uma cidade mais ecológica e saudável.

Espécies como jamelão, jenipapo, grumixama, pitanga, amora, araçá, uvaia, cereja-do-mato, cajueiro e pimenta-branca fazem parte da iniciativa, além das tradicionais palmeiras jerivás, que atraem mais de 80 espécies de aves nativas durante o período de frutificação.

"O Fruta no Pé é um convite ao resgate de memórias afetivas e uma ação concreta para estimular a segurança alimentar, o reflorestamento urbano e a promoção da biodiversidade”, destacou Alexandre Moraes, biólogo e subsecretário de Arborização Urbana.

"São ótimas frutíferas da mata atlântica. São 11 km de orla mais as ilhas do Tibau e do Modesto, com áreas de contemplação para os grupos de ornitólogos e amantes da natureza. A construção do POP com soluções baseadas na natureza resgataram esse área que ainda está em execução. Temos áreas de leucenas que serão manejadas com a implantação do projeto “fruta no pé “. São anos de investimentos com olhar de preservação ambiental", disse a secretária Dayse Monassa.

Related Posts